Paralelo 29

ABDON: Novos atrativos turísticos mundiais do Rio Grande do Sul

Foto: Cleusa Jung, Divulgação

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Em 2023, dois fatos históricos registram destaques geográficos capazes de atraírem visitantes: 1. As revistas científicas e a imprensa apresentaram matérias e reportagens sobre os 7 (sete) dinossauros mais antigos do mundo encontrados na Formação Geológica Santa, entre Candelária e Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, em suas camadas geológicas com mais de 233 milhões de anos; 2. As certificações dos Geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul.

No caso da Formação Geológica Santa Maria, os Museus da Região Central Gaúcha e o CAPPA – Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, guardam fósseis dos primeiros dinossauros e dos antepassados dos mamíferos, compondo um tesouro paleontológico destacado em todo o mundo para as pesquisas e estudos da Era Mesozoica (252 a 65,5 milhões de anos) destacando o Período Triássico – período geológico que se estende de 252 a 201 milhões de anos.

Após o Triássico, foram determinados o Período Jurássico (201 a 142 milhões de anos) e o Período Cretáceo (142 a 65,5 milhões de ano).

Convém salientar que na Era Mesozoica, todos os Continentes estavam unidos em um só supercontinente, chamado Pangeia, desértico e quentes em seu interior, com florestas somente próximas ao litoral e aos grandes rios.

Segundo as pesquisas, foi no Período Triássico que a Pangeia começou a se fragmentar e as criaturas que viviam nas terras do Gondwana, sul do Pangeia (Laurásia, ao norte) morreram, foram soterradas e transformadas em fósseis, encontrados nos séculos XX e XXI.

O processo de fossilização durou milhões de anos. A riqueza fossílifera tornou-se atrativo mundial possibilitando a criação e o desenvolvimento do Turismo Paleontológico Urbano (nos Museus) e Rural (nos Sítios, com visitas autorizadas).

Quanto aos Geoparques Mundiais da UNESCO da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul, são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e passagens de importância geológica internacional são gerenciadas com um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Atualmente, existem 195 Geoparques Mundiais em 48 Países. Os Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberam o certificado do selo de territórios mundiais da Unesco, no 10º.Encontro Mundial de Geoparques Unesco (09/09/23), em Marrakech, no Marrocos.

Dessa forma, pode-se concluir que os visitantes podem ter interesses em conhecerem os novos atrativos turísticos mundiais completando a lista dos selecionados nos textos anteriores, das 27 regiões turísticas que representam 371 Municípios Turísticos, a saber:

1. As Missões – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade;

2.Cânions – Itaimbezinho e Fortaleza;

3.Salto de Yucumã – Parque Estadual do Turvo;

4.Fósseis do Triássico – Museus de Santa Maria, Quarta Colônia, São Pedro do Sul e Mata, inclusive com seu Jardim Paleobotânico com árvores petrificadas de 200 milhões de anos;

5. Pampa Gaúcho; 6.Complexo lagunar (Porto Alegre com o Lago Guaíba e Costa Doce);

6. Hidrominerais com águas termais e Ametista do Sul); 7.Vales do Rio Caí, Rio Pardo e Rio Taquari;8. Rota das Terras do Alto Jacuí;

9. Litoral Norte (Torres, Parque Nacional da Lagoa do peixe;

10. Fronteiras com o Uruguai;

11. Fronteiras com a Argentina;

12.Serra Gaúcha (Gramado, Canela, Novo Petrópolis, Bento Gonçalves).

Mais opções para visitas ao Rio Grande do Sul. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!