Paralelo 29

Famílias que tiveram casas alagadas são acolhidas pela Prefeitura no CDM

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Ginásio está preparado para alojamento provisório. No local, são servidas três refeições e oferecido todo o suporte para moradores em situação de risco

Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação Social

A intensidade das chuvas causou alagamentos e atingiu vários pontos de Santa Maria, como é o caso de residências da Estação dos Ventos, no Bairro Km 3, na Região Leste.

Na noite desta quarta-feira (13), a Prefeitura, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social, precisou levar duas famílias, no total de 10 pessoas, sendo dois homens, duas mulheres e seis crianças para o Centro Desportivo Municipal (CDM).

Ainda pela manhã, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social trabalharam no preparo do Ginásio D para o alojamento provisório e acolhimento.

Confira os telefones para contatos de emergência.

Defesa Civil: 

  • (55) 99110-7940 (WhatsApp)
  • (55) 3174-1552 ramal 2

Guarda Municipal:

  • 153

Ciosp:

  • (55) 3174-1552
  • (55) 99217-8122 (WhatsApp)
  • (55) 99167-4728 (WhatsApp)
  • (55) 99167-8452 (WhatsApp)

Três refeições e roupa de cama

No local, são servidas três refeições e disponibilizados cama, roupa de cama e produtos de higiene, além de ser oferecido todo o suporte para quem necessitar ficar enquanto as moradias estiverem em situação de risco. O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, explica que há espaço pronto para acolher 20 pessoas, e se for necessário, o número poderá ser ampliado.

“Ainda na manhã de quarta-feira, já estávamos preparados com o abrigo provisório. Na chegada das famílias podemos perceber o sorriso no rosto deles pelo carinho e amor demonstrado pela Prefeitura. Elas podem ficar no CDM até que a situação se normalize e possam voltar para suas casas”, enfatiza o secretário, agradecido pelo empenho de todos.

A Defesa Civil e as secretarias de Habitação e Regularização Fundiária e Desenvolvimento Social, seguem monitorando as áreas de risco do Município e conversando com as pessoas que moram em locais próximos a encostas de morros, que oferecem riscos de deslizamento ou em áreas próximas a sangas e rios sujeitos a alagamentos.

O cuidado e o diálogo são para que as pessoas deixem suas casas momentaneamente, e fiquem acolhidas em segurança no CDM.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn