Oficial de Cartório estava internado no Hospital de Caridade
Morreu na manhã desta quinta-feira (21), às 6h13min, o oficial de cartório João Milton Kemmerich, aos 74 anos. Kemmerich, que estava internado na unidade HC do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, era titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Santa Maria e realizou milhares de casamentos ao longo de sua trajetória de 40 anos como notário.
Conforme noticiado nas redes sociais por familiares, Kemmerich estava internado desde sábado. Há alguns meses ele foi diagnósticado com uma doença grave e não resistiu às complicações.
Ele nasceu em 24 de julho de 1949 e era titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, localizado na Rua Benjamim Constant, próximo à Rua Silva Jardim.
Nas redes sociais, funcionários e amigos lamentaram a morte do oficial. “É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento de João Milton Kemmerich (ele não gostava que o chamassem nem de Dr nem de chefe). Foi a pessoa que me deu a oportunidade do primeiro emprego. Um ser humano maravilhoso que eu tive o prazer de conhecer e que, apesar da distância, o guardei sempre no coração e em minhas lembanças”, postou Flavian Lorenzi.
Por conta de sua atividade, Kemmerich era bastante requisitado tanto pela imprensa como por instituições de ensino de Santa Maria. Em 2015, por exemplo, a Faculdade de Direito de Santa Maria (Faidsma) levou o oficial para falar aos acadêmicos sobre registros e averbações referentes aos direitos civis, como filiação, nome, nascimento, emancipação, casamento e óbito”.
Em sua trajetória, Kemmerich participou de momentos inesquecíveis de muitas pessoas, momentos estes marcados pela emoção, como casamentos em unidades hospitalares.
Em 18 de outubro de 2021, Kemmerich celebrou o casamento dos jovens Charlene Machado e Matias Cargnin Zasso, no hal do quarto andar do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O casamento foi noticiado para todo o Brasil na página da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A pedido do noivo, Kemmerich foi até o Husm oficializar a união do casal. Na época, Charlene estava internada para tratamento de um câncer no estômago.