Paralelo 29

Prefeitura simula acidente com morte para conscientizar população de Santa Maria

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Cenário de colisão que teria vitimado ciclista foi simulado para alertar motoristas. Ação foi promovida pelo Programa Vida no Trânsito, da Mobilidade Urbana

Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT) da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou, na manhã desta sexta-feira (29), uma atividade de conscientização para os motoristas na Avenida Hélvio Basso, Bairro Medianeira.

A ação envolveu uma simulação de colisão que teria vitimado um ciclista em um dos retornos do canteiro central da avenida – que conta com duas ciclovias, uma em cada sentido da via. 

“A simulação do sinistro tem o objetivo de fazer a população refletir sobre a vida, pois é com um trânsito mais humanizado que evitamos que vidas sejam perdidas. Trabalhamos durante todo ano, com a questão da educação no trânsito, com a intenção de conscientizar e sensibilizar os condutores e os pedestres”, disse o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho.

O cenário montado envolveu um manequim de estatura mediana, coberto por uma manta térmica, simulando um corpo em estado de óbito.

Ao lado, uma bicicleta caída e logo atrás uma caminhonete. Nas proximidades, uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Os motoristas que trafegavam no sentido bairro-centro se depararam com a simulação e, logo a seguir, eram orientados a parar na blitz educativa, estabelecida a cerca de 50 metros do local do sinistro.

Nesta blitz, agentes dos órgãos participantes repassaram aos motoristas orientações, flyers informativos e uma edição impressa do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A ação faz parte do cronograma da Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB, e neste ano tem como tema

“No trânsito, escolha a vida”. No entanto, foi adiada em função das chuvas e da atuação dos órgãos envolvidos no auxílio às populações em situação de risco nos municípios atingidos no estado.

“As ações que tínhamos previstas para a Semana Nacional do Trânsito foram infelizmente adiadas em função das chuvas, e estamos aqui dando continuidade. Nós temos um alto índice de colisões com ciclistas, e inclusive com morte. Sendo os ciclistas vítimas recorrentes, este ano estamos chamando atenção para questão da vulnerabilidade do ciclista, além de um fator de risco que é a fatal combinação entre álcool e direção”, conta Lucimar Garcia de Sá, coordenadora do PVT em Santa Maria.

Nos últimos quatro anos, 179 ciclistas se envolveram em acidentes

Simulação mostra acidente com morte envolvendo ciclista /Foto: João Alves, SEC, PMSM

Segundo dados do PVT, nos últimos 4 anos (2019- 2022), 179 ciclistas se envolveram em acidentes no município de Santa Maria. Somente no ano passado, dois ciclistas morreram e 45 ficaram feridos em função de acidentes de trânsito na cidade.

A iniciativa contou com a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Polícia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Corpo de Bombeiro Militar, Centro de Formação de Condutores Ativa, Viacentro e Padre Reus.

PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO

Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa nacional que promove um trabalho conjunto entre os diversos setores ligados ao trânsito.

O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em Santa Maria, foi instituído pelo Decreto Executivo nº 7/2020 e é mantido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. 

O principal objetivo do PVT é o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção de intervenções efetivas de segurança no trânsito.

O programa analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis a acidentes.

Os dados do programa são obtidos com apoio de diversos órgãos de segurança, hospitais e centros de formação de condutores.

(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn