Paralelo 29

Expoaer reuniu 13 mil pessoas na Base Aérea de Santa Maria, diz Prefeitura

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Evento foi realizado no sábado, tendo a Esquadrilha da Fumaça como ponto alto

A Base Aérea de Santa Maria (Basm), com o apoio da Prefeitura, recebeu 13 mil pessoas na Expoaer 2023, realizada durante a manhã e a tarde de sábado (14).

O tradicional evento aeronáutico – que foi retomado após quatro anos – celebrou os 150 anos do Pai da Aviação, Santos Dumont, e recebeu o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

“A Expoaer é um evento para a família, e isso é muito bacana. Todos aqui podendo ver nossa Força Aérea Brasileira dando essa demonstração de acolhimento, amor e carinho. A Esquadrilha da Fumaça é sempre um sucesso absoluto. Vai além de ser uma performance acrobática. É um espetáculo que nos inspira”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom durante o evento.

Segundo o comandante da Basm, coronel aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, a Expoaer 2023 é um evento de grande dimensão, com muita disponibilidade de aeronaves e feito para a população.

Em cada edição, a organização militar busca se aproximar da sociedade, apresentando como funciona e para que serve a FAB, e também como ocorre o ingresso e a formação para os entusiastas da aviação ou quem tenha interesse em seguir carreira militar. Esta edição, que contou com o apoio da Prefeitura, marca a retomada do evento após a pandemia de Covid-19.

PROGRAMAÇÃO

Os portões da Basm abriram às 10h, e quem foi até lá teve a oportunidade de ver de perto as aeronaves, viaturas de combate do Exército Brasileiro, apresentações de cães adestrados e as demonstrações aéreas de aeromodelismo. Foram arrecadados aproximadamente 3 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao projeto Mesa Brasil, do Sesc.

As surpresas ficaram por conta das passagens baixas dos caças AMX A-1, F-5EM Tiger II, do proeminente cargueiro C-130 Hercules, e do helicóptero H-60 Black Hawk – dentre outras várias aeronaves que permaneceram em solo para exposição.

O ponto alto do dia foram as manobras incríveis da Esquadrilha da Fumaça, que, com sete A-29 Super Tucano, realizou um verdadeiro espetáculo que não era visto nos céus de Santa Maria desde 2017.

O grupo, que se encontra sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), já realizou mais de 4 mil demonstrações no Brasil e em mais de 20 países.

A Expoaer é uma realização da Força Aérea Brasileira, por meio da Base Aérea de Santa Maria, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 3ª Divisão de Exército, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Serviço Social do Comércio.

Confira aqui a cobertura completa feita pela Prefeitura de Santa Maria.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn