Coluna comenta a devoção de políticos por Nossa Senhora Medianeira, a guinada à esquerda do ex-prefeito Farret e a militância do vereador Rudys pela causa LGBT
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Todo ano, na Romaria de Nossa Senhora Medianeira, políticos viajam para Santa Maria para participar da procissão. E há aqueles que citam a padroeira do Rio Grande do Sul em discursos políticos.
Foi o que ocorreu na sexta-feira passada, dia 13, quando o ex-prefeito José Haidar Farret (União Brasil) fez uma menção à Terra da Mãe de Deus e à Medianeira em seu discurso na apresentação da chapa que ele vai compor com o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) para disputar a Prefeitura.
Já na tarde desta terça-feira (17), a vereadora Roberta Leitão (PP) prestará uma homenagem à 80ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, que ocorrerá no segundo domingo de novembro. Roberta utilizará o Expediente Nobre para falar da devoção e, também, para homenagear os 75 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Movimento contra o aborto organiza manifestação em Santa Maria
Pauta conservadora
Católica ligada ao Movimento de Schoenstatt, Roberta denominou a homenagem que fará a partir das 15h, na Câmara de Vereadores, de Expediente Nobre Mariano. Entre os presentes, deverá estar o arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin.
Roberta Leitão foi a primeira mulher a participar do podcast Estação 29 do paralelo29.com.br. No bate-papo, a vereadora defendeu a pauta conservadora na ótica da Igreja Católica Apostólica Romana. Assista, abaixo, o podcast com a vereadora do PP.
Ao lado da foice e do martelo
O ex-prefeito Farret virou esquerdista? Para antigos aliados, principalmente os ligados ao bolsonarismo, o médico virou comunista. Mas não é nada nisso. Farret é do União Brasil, uma sigla de centro-direita que abriga, por exemplo, o senador Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato e arqui-inimigo do presidente Lula.
Mas não deixa de chamar a atenção a presença de Farret em eventos com a bandeira do PC do B estendida. Algumas dessas imagens circularam como memes nas redes sociais.
As declarações de amor a Lula e a vibração ao jingle “Lula Lá” também não passaram despercebidas. Em evento do PT, na noite de 6 de agosto, Farret assim justificou seu voto nas eleições passadas:
“O presidente Lula é abençoado por Deus”, disse, sob aplausos entusiasmados de petistas, o ex-prefeito que trilhou quase toda a sua trajetória política no PP e nas siglas que o antecederam.
PARALELAS: Lançamento de Valdeci-Farret agita a sucessão municipal de 2024
Militante da diversidade
O vereador Rudys Rodrigues (MDB) tornou-se uma referência das lutas da comunidade LGBTQIA+ em Santa Maria e em nível estadual.
Está conseguindo empunhar banheiras antes exclusivas de partidos de esquerda, como PT e PSol. Em junho, Rudys foi a São Paulo para participar da 27ª Parada LGBTQIA+, com direito a muitas fotos, desfile em carro alegórico, vídeos e entrevistas. Tudo registrado.
No final de semana passado, na Gare de Santa Maria, Rudys marcou presença na 21ª Parada do Orgulho LGBT, que levou as cores do arco-íris e as pautas da diversidade para um evento de dois dias. Rudys esteve bem à vontade em meio a ativistas mais à esquerda.
Aliás, o vereador emedebista foi o primeiro convidado do podcast Estação 29 do paralelo29.com.br, onde ele falou sobre sua vida, atividade empresarial e política.
Assista abaixo ou podcast, onde o emedebista abordou questões polêmicas de forma franca e aberta. Como diz em seu bordão, cada vez mais confirmadíssimo!