Paralelo 29

ABDON: Turismo urbano sustentável

Dona Francisca, Quarta Colônia/Foto: Divulgação, CVDF

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Quando se pretende desenvolver projetos vinculados ao fenômeno turístico, o primeiro grande passo é o Diagnóstico, identificando-se a Oferta dos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços da Cidade, verificando a possibilidade do seu ingresso ou não no competitivo mercado turístico.

É óbvio que os estudos sobre a Demanda serão fundamentais para estruturação da Oferta. Observa-se que a predominância no planeta é do Turismo Urbano Sustentável: ambiental, social e econômico.

As estatísticas mundiais confirmam que os fluxos de visitantes são para destinos turísticos urbanos que se completam com visitas aos atrativos rurais. Em primeira instância, o viajante tem optado pelos atrativos culturais em detrimento aos atrativos juntos à natureza.

ABDON: Investimentos Verdes

Podem ser destaques: Turismo Urbano Cultural; Turismo Urbano de Negócios, Eventos Profissionais e o Turismo Urbano Recreativo, Entretenimento e Lazer. A riqueza cultural do núcleo receptor atrai e diferencia a experiência da visita.

São registrados grandes investimentos nos centros históricos em muitas cidades, melhorando a qualidade de vida do habitante e atraindo visitantes.

Os destaques são: visitas aos Museus, Templos Religiosos, Galerias de Artes, Memoriais, Cemitérios, edifícios com registros históricos, entre outros.

Na realidade, as opções são infinitas e podem ser combinadas de acordo com os interesses dos consumidores. No caso do Turismo Urbano Sustentável, a infraestrutura é uma garantia para o mercado consumidor. Os visitantes conferem os acessos, hospedagens, gastronomia e serviços receptivos.

ABDON: Quando o gestor precisa de consultoria?

Naturalmente, os diagnósticos apresentam as opções para as visitas aos destinos turísticos com os estudos sobre as distâncias dos mercados emissores e os atrativos motivadores. Geralmente, os atrativos podem atrair visitantes regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

No diagnóstico, serão identificadas as possíveis singularidades que podem ser combinadas em rotas, roteiros, circuitos, eventos, sempre qualificados e promovidos.

As curtas distâncias entre as cidades facilitam as visitas dos excursionistas (menos de 24 horas) e os turistas (mínimo de 24 horas) São trabalhos profissionais que envolvem parcerias públicas e privadas, empreendedores e empresários interessados no desenvolvimento Turismo Urbano Sustentável.

ABDON: Quais os principais produtores da oferta turística?

No diagnóstico, são determinados: Análise do Mercado e o Posicionamento atual. No Prognóstico, apresenta-se a Estratégia, incluindo o Posicionamento adequado e os recursos disponíveis.

Infelizmente, devido às inexperiências de alguns gestores públicos e privados, neófitos acreditam que apenas um inventário turístico resolve o problema.

Ignoram as indispensáveis ações nos mercados, principalmente a comunicação integrada e a continuidade das ações previstas, incluindo o City Marketing. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!