Paralelo 29

ABDON: Turismo urbano sustentável

Dona Francisca, Quarta Colônia/Foto: Divulgação, CVDF

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Quando se pretende desenvolver projetos vinculados ao fenômeno turístico, o primeiro grande passo é o Diagnóstico, identificando-se a Oferta dos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços da Cidade, verificando a possibilidade do seu ingresso ou não no competitivo mercado turístico.

É óbvio que os estudos sobre a Demanda serão fundamentais para estruturação da Oferta. Observa-se que a predominância no planeta é do Turismo Urbano Sustentável: ambiental, social e econômico.

As estatísticas mundiais confirmam que os fluxos de visitantes são para destinos turísticos urbanos que se completam com visitas aos atrativos rurais. Em primeira instância, o viajante tem optado pelos atrativos culturais em detrimento aos atrativos juntos à natureza.

ABDON: Investimentos Verdes

Podem ser destaques: Turismo Urbano Cultural; Turismo Urbano de Negócios, Eventos Profissionais e o Turismo Urbano Recreativo, Entretenimento e Lazer. A riqueza cultural do núcleo receptor atrai e diferencia a experiência da visita.

São registrados grandes investimentos nos centros históricos em muitas cidades, melhorando a qualidade de vida do habitante e atraindo visitantes.

Os destaques são: visitas aos Museus, Templos Religiosos, Galerias de Artes, Memoriais, Cemitérios, edifícios com registros históricos, entre outros.

Na realidade, as opções são infinitas e podem ser combinadas de acordo com os interesses dos consumidores. No caso do Turismo Urbano Sustentável, a infraestrutura é uma garantia para o mercado consumidor. Os visitantes conferem os acessos, hospedagens, gastronomia e serviços receptivos.

ABDON: Quando o gestor precisa de consultoria?

Naturalmente, os diagnósticos apresentam as opções para as visitas aos destinos turísticos com os estudos sobre as distâncias dos mercados emissores e os atrativos motivadores. Geralmente, os atrativos podem atrair visitantes regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

No diagnóstico, serão identificadas as possíveis singularidades que podem ser combinadas em rotas, roteiros, circuitos, eventos, sempre qualificados e promovidos.

As curtas distâncias entre as cidades facilitam as visitas dos excursionistas (menos de 24 horas) e os turistas (mínimo de 24 horas) São trabalhos profissionais que envolvem parcerias públicas e privadas, empreendedores e empresários interessados no desenvolvimento Turismo Urbano Sustentável.

ABDON: Quais os principais produtores da oferta turística?

No diagnóstico, são determinados: Análise do Mercado e o Posicionamento atual. No Prognóstico, apresenta-se a Estratégia, incluindo o Posicionamento adequado e os recursos disponíveis.

Infelizmente, devido às inexperiências de alguns gestores públicos e privados, neófitos acreditam que apenas um inventário turístico resolve o problema.

Ignoram as indispensáveis ações nos mercados, principalmente a comunicação integrada e a continuidade das ações previstas, incluindo o City Marketing. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso

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