Além da Pesm, Presídio Regional e Instituto Penal foram alvos de revistas na cidade
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Desde ontem, segunda-feira (16), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participa, em casas prisionais, da Operação Mute, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Uma das revistas ocorreu na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), conforme noticiado em primeira mão, e com exclusividade, pelo site paralelo29.com.br. Além da Pesm, outras duas unidades de Santa Maria também foram alvos de revistas, conforme a Susepe.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Susepe, “o objetivo é identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional”.
A ação ocorre de forma simultânea em diversos Estados do país e deve ser ampliada ao longo da semana. No Rio Grande do Sul, três estabelecimentos prisionais já passaram por revista: a Penitenciária Estadual, o Presídio Regional e o Instituto Penal, todos em Santa Maria.
Até o momento, foram mobilizados agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe e dos Grupos de Intervenção Rápida da 2ª, 3ª e 6ª Regiões Penitenciárias, além de operadores com cães e equipes das unidades. A Susepe deverá divulgar o balanço das revistas ainda nesta terça-feira (17).
Fotos: Diego Mendes e Rodrigo Borba