JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
“Rachas” entre pais e filhos
Pelo menos dois casos chamam a atenção em Santa Maria. Daniele Farret, filha do médico e ex-prefeito José Haidar Farret, sempre acompanhou o pai nas decisões políticas. Contudo, ao que tudo indica, em 2024, pai e filha estarão em lado opostos, ao menos no primeiro turno.
Farret, como se sabe, será vice de Valdeci Oliveira, enquanto Daniele estará no palanque do candidato do PSDB. Filiada à sigla tucana, Daniele concorrerá a vereadora. O pai tentará fazê-la mudar de lado? Só o tempo dirá, mas a probabilidade é que não.

O outro caso envolve a família Bisogno, tradicional representante do trabalhismo local. Após oito anos como presidente do PDT e duas vezes candidato a prefeito pela sigla, pela qual, inclusive, foi vereador, Marcelo se bandeou para o União Brasil.
No entanto, o pai, Vicente Paulo Bisogno, que também foi vereador e candidato à Prefeitura pelo PDT, continua firme na legenda fundada por Leonel Brizola. E não há indicativos de que irá sair.
Portanto, a menos que o PDT resolva se aliar ao PT no ano que vem, pai e filho estarão em caminhos distintos no primeiro turno. No segundo turno, aí já é outra história.
Direita, esquerda, volver!

Adão Nunes, Cida Brizola e Luiz Gonzaga Trindade, o Gogô, são alguns ex-vereadores da direita em Santa Maria que se bandearam para a esquerda. Não, eles não se filiaram a partidos de esquerda. Estão no União Brasil, partido de centro-direita que se aliou ao PT para disputar as eleições municipais.
Nunes foi do PFL (antigo Democratas e atual União Brasil) e do PTB, enquanto Cida e Gogô foram do PP. Pelo menos dois deles, Nunes e Gogô estavam no lançamento da chapa que será composta pelos ex-prefeitos Valdeci Oliveira (PT) e José Haidar Farret (União Brasil). Todos são candidatos à vereança.
De bolsonarista para bolsonaristas: o livro sobre Bolsonaro

Um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil e no Rio Grande do Sul, o ex-deputado federal e ex-ministro Onyx Lorenzoni estará em Santa Maria nesta quarta-feira (18) para lançar um livro de sua autoria que narra a trajetória do capitão até o Palácio do Planalto, em 2018.
O PL organizou uma sessão de lançamento para as 18h, no Itaimbé Palace Hotel, do livro “Do Baixo Clero ao Planalto – A história de uma vitória contra o sistema”.
Oitavo livro escrito pelo médico-veterinário e político bolsonarista, a publicação é um lançamento da Editora AGE. De acordo com a assessoria do PL, a obra reúne um conjunto de histórias, entre abril de 2017 e meados de 2022.
Ainda segundo a assessoria do PL, a primeira edição tem duas mil unidades e está à venda na internet e nas principais livrarias do país.
Não espere grandes novidades!
Onyx, que ocupou quatro ministérios no governo Bolsonaro, está percorrendo o Estado para divulgar o livro. Ele já fez lançamentos na Serra e no Vale do Taquari. Também estão previstas sessões de autógrafos em capitais como Florianópolis, São Paulo e Brasília, entre outras.
Embora o autor fale em revelação de histórias de bastidores, não espere algo bombástico ou surpreendente capaz de alçar o livro à condição de best-seller. A tendência é que seja mais um livro para bolsonaristas, do tipo biografia autorizada.