Paralelo 29

Podcast Estação 29: “Temos oito facções que ficam dia e noite brigando pelos pontos”, diz delegado

Foto: Reprodução, Estação 29

Marcelo Arigony, titular da DP de Homicídios, diz que maioria dos assassinatos em Santa Maria está relacionada à guerra do tráfico, e afirma que cidade poderia ter 4 ou 5 assassinatos se não houvesse essa guerra entre elas

Titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) desde o final de fevereiro deste ano, o delegado Marcelo Mendes Arigony diz que Santa Maria tem oito facções em guerra constante, o que eleva substancialmente o número de assassinatos na cidade.

Arigony lembra em Pelotas duas facções dominaram (e dividiram) a cidade, o que resultou em uma redução do número de mortes entre os grupos criminosos.

“Em Santa Maria temos oito facções brigando dia e noite pelos pontos”, disse o delegado em sua participação no podcast Estação 29 do site paralelo29.com.br.

No dia da entrevista, Santa Maria registrava 44 homicídios. Até este domingo (22), são 45. Para Arigony, se não houvesse tanta facção, a cidade teria “quatro ou cinco homicídios”.

Irmãos executados: morre outra vítima de tiros no Beco da Tela, e Santa Maria chega a seis assassinatos na semana

Execução de irmãos

No podcast, Arigony também comenta sobre a elucidação de alguns crimes de homicídio ocorridos em Santa Maria, como a execução dos irmãos Gelson Adriano Tilimina, 39 anos, e Robson Luciano Tiliman, o Zé Galinha, de 37.

O duplo assassinato que vitimou os irmãos Tiliman ganhou repercussão nacional devido ao “modus operandi”. Cinco homens fardados de policiais e fortemente armados invadiram a casa da família Tiliman, na zona Norte de Santa Maria, e assassinaram os irmãos com cerca de 50 tiros.

Esse crime chamou a atenção pela audácia dos assassinos, que filmaram a execução. Quatro suspeitos foram presos, um morreu em confronto com a Brigada Militar e ainda há possibilidade de mais prisões.

Segundo Arigony, os assassinos eram de fora e integravam uma facção criminosa. Eles já haviam cometido execuções em ações bastante semelhantes em outros municípios.

Grupo que aplicava três tipos de golpe é alvo de operação da Polícia Civil de Santa Maria

Golpes virtuais, o crime do momento

Na entrevista, o delegado também fala sobre outros tipos de crime e destaca que os golpes virtuais estão em alta. Isso porque, segundo o delegado, compensa mais para criminosos que estão dentro de presídios. Ele, inclusive, alerta para alguns desses golpes.

Confira a entrevista com Marcelo Arigony também no Spotfy. O podcast Estação 29 é conduzido por José Mauro Batista e Rodrigo Dias, com produção de pauta da publicitária Alexa Oliari.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn