Inteligência Artificial proporcionou a reunião virtual da banda, 53 anos após seu término
Quem sonhava com a impossível volta dos Beatles teve uma surpresa na última semana, quando, com ajuda da Inteligência artificial, houve o lançamento da música “Now and Then”, considerada a última composição do quarteto de Liverpool. O lançamento, na sexta-feira (2), virou sucesso.
Além de Paul McCartney e Ringo Star, os únicos vivos da banda, a Inteligência Artificial conseguiu unir a voz de John Lennon e a guitarra de George Harrison. Assim, ao menos virtualmente, os Beatles voltaram a se reunir, 53 anos depois do fim do grupo. Um presente para os fãs dos Beatles.
A música ganhou um videoclipe oficial. Escrita e cantada por Lennon, a versão final foi desenvolvida e trabalhada por Paul, George e Ringo. No entanto, a finalização da música ficou com Paul e Ringo.
“É muito emotiva e todos tocamos nela. É uma autêntica gravação dos Beatles”, disse Paul em um vídeo no YouTube antes do lançamento, contando que várias vezes houve dúvida sobre relançar a canção.
“Cada vez que pensava nisso eu me dizia: ‘Espera um minuto, digamos que eu tivesse a oportunidade de perguntar a John’ (…) Te garanto que a resposta teria sido ‘Sim!’.”
A origem de Now and Then
A história de “Now and Then” começou no final dos anos 1970, quando John gravou uma versão demo com vocais e piano em sua casa.
Em 1994, 14 anos após o assassinato do cantor, Yoko Ono (viúva) entregou a gravação para Paul, George e Ringo. A sessão de gravações tinha ainda as demos de “Free As A Bird” e “Real Love”. Essas músicas foram lançadas no projeto “The Beatles Anthology”. “Now and Then” foi arquivada.
Documentário também lançado na semana que passou conta toda a história por trás da música, com comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.
(Com informações do G1)