Paralelo 29

Repaginada para se tornar um grande evento de turismo religioso, Romaria da Medianeira terá shows e rústica

Foto: Divulgação, Arquidiocese de Santa Maria

Programação de três dias da edição que marca 80 anos da procissão começa nesta sexta-feira e segue até domingo

PROGRAME-SE

O quê: 80ª Romaria Estadual da Medianeira
Tema: “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Basílica da Medianeira, Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631.
• Programação completa
• Mapa do Parque da Medianeira

Repaginada para se tornar um grande evento de turismo religioso, a Romaria da Medianeira começa nesta quinta-feira (10). Até domingo (12), quando será realizada a procissão da 80ª edição, uma série de eventos paralelos marcará a Romaria deste ano. Shows, incluindo um de projeção nacional, e uma rústica dividem espaço com a programação religiosa na programação de três dias.

A ampliação da programação da Romaria da Medianeira teve início após a pandemia de covid-19, com a chegada do arcebispo dom Leomar Brustolin. Com o argumento de que a Romaria precisa atrair a família, e principalmente os jovens, ele resolveu apostar em atrações para além da fé. Confira aqui uma mensagem de dom Leomar para os romeiros.

Logo no primeiro dia da programação, a grande atração fica por conta do show da Família Lima, às 20h30min, no Altar Monumento, que fica na Basílica da Medianeira.

Já no sábado (11), segundo dia, a aposta é num evento esportivo: a Primeira Rústica da Medianeira, a partir das 7h. Durante o dia, shows ocupam a programação com quermesses e missas. Uma delas, às 9h, denominada Santa Missa na Basílica, será presidida pelo arcebispo emérito de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, antecessor de dom Leomar.

A secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro, reforça o apelo do chefe da Igreja Católica na região. Para ela, a cultura é responsável pelo fortalecimento dos laços comunitários e promove o “senso de pertencimento”. Nesse sentido, a devoção à Medianeira faz parte desse contexto.

“Quando as pessoas se reconhecem na cultura de sua cidade, se sentem parte dela e se mobilizam para preservá-la e valorizá-la. Portanto, a cultura é essencial para a vida de uma cidade. Ela é o seu espírito, sua alma. É por meio dela que uma cidade se torna única, especial e diferente de todas as outras. E isso envolve todos os aspectos culturais da cidade, como a Romaria da Nossa Senhora Medianeira, que identifica Santa Maria”, filosofa Rose Carneiro.

A Secretaria de Cultura atuou na contratação e produção dos eventos musicais que envolve a Família Lima, o grupo Fio de Bigode e do cantor Wilson Paim.

Já a Secretaria de Esporte e Lazer promove outra novidade desta edição: a 1ª Rústica da Medianeira, iniciativa que busca integrar e socializar atletas amadores por meio da prática esportiva. A prova será realizada no sábado (11), às 7h, no Parque da Medianeira. São 600 inscritos para o trajeto de 3 km (caminhada ou corrida) e 5 km (somente corrida).

Os percursos feitos por meio de corrida terão pódio e medalha para os três primeiros colocados, e todos os atletas que completarem suas provas – incluindo os da caminhada – receberão medalha.

O ponto alto da programação no que se refere à parte religiosa fica por conta da procissão, no domingo (12), a partir das 8h30min. Os devotos de Medianeira saem às 8h30min da Catedral Metropolitana e se deslocam, a pé, até a Basílica da Medianeira. A programação segue às 10h, om a Santa Missa no Alta Monumento, e se encerra às 19h30min, com a bênção da cidade.

O padre Cristiano Quatrin, reitor do Santuário Basílica da Medianeira destaca que a 80ª Romaria Estadual é uma edição histórica, com muitas novidades pensadas para o público nesses três dias.

“Muitos shows, apresentações culturais, e a 1ª Rústica da Medianeira. Tudo isso com uma intensa programação, com bênçãos, missas, confissões, e a procissão. Será certamente um tempo de graça para Santa Maria. Pedimos a Deus que abençoe a tantas pessoas que, de tantas formas, estão colaborando conosco”, diz Quatrin.

A expectativa dos empresários de Santa Maria também é grande devido ao grande movimento gerado em torno da devoção à Medianeira. Comércio, hotelaria e setor de bares e restaurantes apostam no evento de três dias para incrementar o faturamento antes das festas de fim de ano.

(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn