Durante o trajeto, devotos rezaram pela paz entre Israel e Palestina
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Milhares de devotos de Nossa Senhora Medianeira tomaram as ruas de Santa Maria na manhã deste domingo (12) para a tradicional procissão. Sob chuva, os romeiros saíram da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Rio Branco, em direção ao Santuário Basílica da Medianeira.
Em cerca de 56 minutos, os fiéis percorreram todo o trajeto do Centro de Santa Maria até o Bairro Medianeira, onde estão sendo realizadas as celebrações da 80º edição do evento.
Em meio à pregação, o locutor convidava os romeiros a rezarem “pelo fim da guerra entre Israel e Palestina”. Nas palavras do locutor, a ganância é responsável pelos conflitos armados, como o que deu origem à devoção por Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, há 80 anos.
Na pregação, a lembrança de que a devoção à Medianeira de Todas as Graças começou com “um grupo de 20 senhoras” que saíram em procissão para pedir proteção aos maridos e filhos diante da Revolução de 1930, movimento armado que pôs fim a República Velha e no qual o Rio Grande do Sul teve protagonismo. Nesse contexto, padre Ignácio do Valle teve papel fundamental.
Os órgãos de segurança ainda não divulgaram o número de participantes. A Arquidiocese de Santa Maria aguardava a presença de 300 mil romeiros. No entanto, a chuva pode ter atrapalhado.
De qualquer forma, um mar de gente tomou conta das ruas centrais da cidade com capas de chuva e guarda-chuvas e sobrinhas para se proteger.
Guarda-chuvas e sombrinhas deram um colorido à procissão. Há anos, não chovia durante a Romaria da Medianeira. Pessoas de Santa Maria, da região, do Rio Grande do Sul e até de outros estados participam das festividades e das celebrações religiosas que seguem até o final da tarde, no Parque da Medianeira.
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO – 12 DE NOVEMBRO
Confira o restante da programação do último dia da Romaria de Nossa Senhora Medianeira, no Parque da Medianeira:
12h – Shows:
Praça da Fé: Grupo Atoque
Praça da Paz: Orquestra São Vicente Pallotti – Projeto Social Pallotti
12h – Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Nélio Zortea, Bispo de Cruz Alta
13h – Shows
Praça da Fé: Pagode do Choco
Praça da Paz: Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig
14h – Shows
Praça da Fé: CPF Piá do Sul
Praça da Paz: CTG Sentinela da Querência
14h – Adoração Santíssimo Sacramento na Cripta
15h – Santa Missa com Bênção da Saúde no Altar Monumento, presidida por Dom Bertilo Morsch, Bispo Auxiliar de Porto Alegre
16h – Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento no parque
16h15min – Retorno da Imagem da Medianeira para a Cripta
16h30min – Santa Missa na Cripta, presidida por Dom José Mário Angonese, Bispo de Uruguaiana
17h30min – Encerramento da quermesse
18h – Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria
19h30min – Bênção da cidade e encerramento da 80ª Romaria da Medianeira