Em caso de necessidade de ajuda, população deve entrar em contato pelo 153
A Defesa Civil de Santa Maria segue em alerta para chuvas intensas com previsão de alagamentos, inundações e deslizamentos durante a semana no município.
Na manhã desta segunda-feira (13), equipes da Defesa Civil realizaram vistorias em áreas de risco próximas aos morros e arroios do Município. Caso precisar de ajuda, entre em contato por meio do telefone 153. Confira outros contatos, abaixo.
De acordo com o superintendente municipal da Defesa Civil, Adão Lemos, até o momento, não foram registradas situações de emergência.
“Estamos vigilantes e de prontidão para atender as necessidades da população. Por isso, seguimos sempre as recomendações dos institutos de meteorologia para o melhor entendimento das informações técnicas contidas nos avisos que são emitidos e adoção de medidas de preparação, de acordo com a situação constatada em campo e constantes no Plano de Contingência Municipal”, explica.
Uma das vistorias da manhã desta segunda-feira foi a uma residência na Rua Pedro Abrantes, 790, no Passo das Tropas. Houve a queda de um muro próximo à moradia e de parte do telhado.
O local está sinalizado. Posteriormente, será avaliada a necessidade de interditar a residência. Já na Rua Inspetor Goulart, uma casa ficou alagada devido ao entupimento de bueiro.
Para solucionar o problema, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos providenciou a limpeza no sistema de drenagem de águas pluviais.
Também na manhã desta segunda, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da subprefeitura do Distrito de Santo Antão retiraram uma árvore caída e desinterditaram trecho da Estrada Campestre do Divino.
Trânsito lento entre Santa Maria e Itaara
A Defesa Civil informa que o trânsito lento está na BR-158, em virtude de um deslizamento no sentido Santa Maria – Itaara. O fluxo de veículos está em meia pista, operando no sistema pare e siga.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso para esta segunda com previsão de chuvas entre 30 e até 100 milímetros ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Nas últimas 48 horas, choveu 67,2 milímetros no Bairro João Goulart, em Santa Maria, conforme o registro do índice pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A Defesa Civil do Município segue monitorando os níveis dos rios e arroios da cidade.
Nas regiões dos morros que podem ocorrer riscos geológicos, como deslizamento e queda de barreiras, também segue o monitoramento devido à terra estar muito encharcada, e o risco ser considerado alto para a ocorrência desses fenômenos. Ainda no sábado (12), a Defesa Civil atendeu ocorrências em virtude dos fortes ventos que atingiram Santa Maria.
INSTRUÇÕES AOS MORADORES
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
ONDE PEDIR AJUDA
As equipes da Prefeitura estão em alerta para atender ocorrências. Se precisar de ajuda, entre em contato por meio dos números:
Guarda Municipal
- 153
Ciosp
- (55) 99217-8122 (WhatsApp)
- (55) 99167-4728 (WhatsApp)
- (55) 99167-8452 (WhatsApp)
- (55) 3174-1552
Defesa Civil
- (55) 3174-1552 (ramal 2)
- (55) 99110-7940 (WhatsApp)
(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)