Paralelo 29

Mais de 2 mil unidades vendidas na primeira noite do Festival do Xis

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Evento gastronômico e cultural vai até este domingo, na Vila Belga, em Santa Maria. Confira aqui uma galeria de fotos do evento produzida pela Prefeitura

Por Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DO XIS 2023

  • Sábado (18), das 16h às 22h, shows com as bandas Guilty e Soul Birds
  • Domingo (19), das 16h às 22h, shows com as bandas Baile do Milho Verde, Hot Gods e Rocksane
  • Onde: Rua Dr. Wauthier, próximo da Rua Manoel Ribas, Vila Belga, Centro
  • Praça de alimentação com empreendimentos gastronômicos, e cervejarias artesanais
  • Votação popular nas categorias “Melhor atendimento”, “Xis mais saboroso” e “Xis mais criativo”

O lanche mais santa-mariense ficou em evidência na noite dessa sexta-feira (17), na Vila Belga, durante o 1º Festival do Xis. O evento ocorreu na Rua Dr. Wauthier e contou com a presença de 10 lanchonetes, 5 food trucks, choperias e música ao vivo por conta das bandas Super Nes e Dona Flor.

Público durante a a primeira noite do festival foi de aproximadamente 4 mil pessoas circulantes e mais de 2 mil lanches vendidos. Evento continua neste sábado (18) e domingo (19), das 16h às 22h.

“O Festival do Xis já em um sucesso em Santa Maria. Tivemos um bom público para o primeiro dia do evento. O clima é agradável e há muitas opções para as pessoas experimentarem. Todos estão convidados para vir e conhecer a estrutura que montamos para o evento. A rua está coberta com lonas, então, mesmo se chover o evento ocorre sem problemas”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que compareceu ao festival.

A Rua Dr. Wauthier ficou lotada por volta das 21h, momento em que praticamente todas as lanchonetes estavam com filas de pedidos. Sob a lona, nos bancos ou nas calçadas, qualquer cantinho era suficiente para saborear um xis caprichado. Para o presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo (Ahturr), Emerson Nereu, o evento foi bastante acolhedor e já superou as expectativas:

“Mesmo com um tempo instável, o público veio para aproveitar o xis, a bebida e a música boa. Muitas pessoas circularam e curtiram a noite. Esperamos um público maior neste sábado e domingo”..

Santa Maria é considerada a Capital do Xis, por conta do reconhecimento popular de ser a cidade que melhor faz esse lanche.

Opinião compartilhada pelo pintor Wagner Zago, 43 anos, que foi ao festival com a filha Maria Eduarda Zago, 16. Ele comenta que vai vir novamente neste sábado para provar mais opções de xis.

As lanchonetes que participaram do festival ofertaram o xis em um tamanho menor do que o habitual para que mais de um pudesse ser provado pelo público. Até domingo, haverá uma votação popular para decidir o “Melhor atendimento”, o “Xis mais saboroso” e o “Xis mais criativo. 

A dentista Bruna Ribeiro, 24 anos, de Ijuí, conta que ficou sabendo do evento pelas redes sociais da Prefeitura, quando o músico Lucas Lima, da Família Lima, se apresentou na 80ª Romaria Estadual da Medianeira e gravou um vídeo elogiando o xis santa-mariense

“Eu vi a postagem no Instagram e como eu sempre venho a Santa Maria por conta da minha pós-graduação, aproveitei para passar no festival. O xis daqui é o melhor, sempre peço”.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn