Ações ocorreram entre a tarde e a noite de domingo (19). Do total dos condutores abordados, um se recusou a realizar o teste do bafômetro, e um ingeriu bebida
Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
BALANÇO DA BALADA SEGURA
- Veículos abordados: 207
- Total de autuações: 46
- Autuados por recusa: 1
- Autuados por teste: 1 (0,18 mg/l)
- Testes de bafômetro: 206
- Veículos removidos: 2 (autuados no artigo 230, inciso V)
Para coibir o consumo de bebida alcoólica aliado ao ato de dirigir, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais uma Operação da Balada Segura e 207 veículos foram abordados. As ações ocorreram entre a tarde e a noite deste domingo (19), em trechos das avenidas Walter Jobim e Hélvio Basso, nos bairros Patronato e Medianeira, respectivamente.
Do total dos condutores abordados, um se recusou a realizar o teste do etilômetro, e um ingeriu bebida alcoólica, 0,18 miligrama por litro (mg/l) conforme o resultado do teste, sendo aplicada as penalidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Outros dois condutores foram flagrados conduzindo o veículo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, e um condutor foi flagrado conduzindo o veículo com a CNH fora da categoria, sendo aplicada as penalidades, conforme o CTB.
“As 46 autuações foram realizadas devido às diversas irregularidades constatadas durante a operação, como: veículos com defeito no sistema de iluminação, veículos com equipamentos obrigatórios, estando estes ineficientes ou inoperantes, veículos com o licenciamento vencido, e também, alguns motoristas trafegavam sem o uso do cinto de segurança, por exemplo”, diz o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho.
“No geral, os condutores foram receptivos durante as abordagens deste domingo e estiveram atentos a orientação para preservar a vida. Em todas as ações, intensificamos para os motoristas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e trafegar pelas vias com cuidado e em segurança”, destaca.
Nesta ação, foram abordados nove veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos por meio do aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021.
Destes, sete optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, já dois motoristas que optaram pelo não pagamento no local, foi aplicada a medida administrativa de remoção dos veículos.
A Operação Balada Segura deste domingo foi realizada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) com apoio da Brigada Militar.