Leia abaixo manifestação de Orlando Fonseca
Nestes cinco anos de atividade, em defesa do patrimônio cultural de nossa cidade, o Coletivo Memória Ativa tem muitas ações e avanços para comemorar.
Dentre esses, saudamos com satisfação o início da recuperação da Gare da Viação Férrea, uma obra aguardada há muitos anos, e que agora a Prefeitura coloca em andamento.
Tendo iniciado suas atividades em agosto de 2018, o Coletivo Memória Ativa, desde então, tem-se dedicado a sensibilizar a população da Santa Maria para a importância de seu Centro Histórico. Constituído pelo eixo que compreende a Rua do Acampamento, Praça Saldanha Marinho, Avenida Rio Branco e Vila Belga, tem justamente na outra ponta a Gare.
E não é um simples sítio histórico que tem estado degradado há tanto tempo, trata-se do núcleo fundante do desenvolvimento de Santa Maria.
O primeiro ciclo econômico de nossa cidade veio, justamente, com a instalação da malha ferroviária e com a presença de engenheiros, técnicos, empreendimentos que impulsionaram a economia e a cultura local. Desse modo, era urgente que se fizesse um trabalho de revitalização daquele espaço, tanto para marcar a memória ferroviária quanto para constituir um ambiente de lazer e celebração deste esforço pelo progresso.
Entre idas e vidas nos projetos de revitalização, o Coletivo teve uma atuação decisiva, em maio de 2020, quando contestou publicamente, e depois junto ao Ministério Público, a fim de que o edital seguisse os procedimentos devidos, para que o trabalho de restauração da Gare pudesse se efetivar de modo justo e adequado.
Com a conscientização do valor do espaço, junto com o Largo Irmão Stanislaw, e com a necessidade da devida condução do processo, nossa solidariedade com o Poder Público que, além de seguir os devidos trâmites, apresenta um projeto que faz jus ao significado que tem a Gare para o povo santa-mariense.
Estaremos atentos, como sempre estivemos, para os desdobramentos quanto à destinação, ao uso e ao processo de parcerias público-privadas que darão vida e sustentação daquele monumento e espaço cultural. E conclamamos a população para que se junte a nós, de modo a acompanhar as obras de revitalização, cuidar para que a Gare renovada contemple democraticamente todas as manifestações culturais, e quando prontas encher de vida aquele lugar, digno de nosso afeto, cuidado e respeito.
Santa Maria, 22 de novembro de 2023
ORLANDO FONSECA Presidente do Coletivo Memória Ativa