Paralelo 29

PRF prende motorista transportando agrotóxicos ilegais em Santiago

Foto: Divulgação, PRF

Insenticida apreendido é proibido pela Anvisa por provocar intoxicação aguda e estar relacionado a doenças como Parkinson e câncer

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite dessa quarta-feira (22) um homem transportando 30 pacotes de inseticidas de origem uruguaia. O produto estava escondido em um compartimento preparado para transporte de ilícito. O agrotóxico apreendido é de uso proibido no Brasil.

Segundo a PRF, o homem trafegava pela BR-287 em um VW Fox emplacado em São Luiz Gonzaga. Ao vistoriarem o automóvel, os policiais observaram que o parachoques traseiro estava danificado e que no interior dele havia algumas sacolas plásticas.

Quando abriram as sacolas, os policiais encontraram os pacotes com os inseticidas. O motorista, de 60 anos, morador de São Luiz Gonzaga, disse ter buscado a carga em Maçambará, e que a levaria para sua cidade de origem. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal de São Borja.

O homem pagou uma fiança no valor de um salário mínimo e foi liberado. Já a carga e o veículo foram apreendidos e ficarão à disposição da Justiça.

Os agrotóxicos apreendidos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estudos indicaram risco de intoxicação aguda e morte de pessoas que tiveram contato com essa substância, além de estarem relacionados a casos de câncer e doença de Parkinson.

(Com informações da PRF)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn