Brigada Militar, Guarda Municipal e Ciosp irão somar forças para garantir tranquilidade nas compras de fim de ano
Brigada Militar, Guarda Municipal e o Centro Integrado de Operações de Segurança Público (Ciosp) começaram, na manhã desta quinta-feira (23), a Operação Papai Noel, que tem como objetivo garantir a segurança de empresários e consumidores durante as compras de fim de ano.
Desta vez, as forças de segurança irão concentrar suas forças nos arredores de estabelecimentos comerciais, bancos e shoppings, locais que receberão reforço do policiamento ostensivo.
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) destacou que o Ciosp possui mais de 1,2 mil câmeras de videomonitoramento para vigiar a cidade.
A Operação Papai Noel é uma iniciativa estadual que intensifica o policiamento no mês de dezembro. No entanto, este ano a ação foi adianta devido ao horário de funcionamento do comércio, que, em Santa Maria, será estendido a partir desta quinta-feira.
Conforme a Prefeitura de Santa Maria, a Operação Papai Noel seguirá até janeiro, com reforço nas rondas em horários mais críticos – das 17h até o final do expediente no comércio. A Operação ocorreu normalmente nos domingos e feriados.
Em Santa Maria, a ação é coordenada pelo 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar. A Prefeitura apoia e participa com a Guarda Municipal, a quem caberá monitorar o Bairro Centro nas proximidades de lojas, bancos, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.
A Brigada Militar empregará, além do efetivo normal, agentes do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq), da Força Tática e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Em Santa Maria, a ação é coordenada pelo 1º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar (1º RPMon). O apoio da Prefeitura na Operação ocorre por meio do efetivo da Guarda Municipal de Santa Maria, que irá monitorar o Bairro Centro e proximidades de lojas, bancos, shoppings e demais estabelecimentos comerciais.
Pela Brigada Militar, também atuam agentes do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq), da Força Tática e policiamento da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Em outros municípios gaúchos
Já o governo do Estado informou que a Operação Papai Noel terá duração até 31 de dezembro em todos os municípios gaúchos “com o objetivo de prevenir a criminalidade e garantir a segurança de comerciantes e cidadãos”.
“As ações estão focadas na intensificação da presença de policiais militares nas áreas comerciais, na realização de ações preventivas e na fiscalização ao transporte coletivo e a veículos em geral. Os policiais militares também vão realizar orientações e esclarecimentos à comunidade sobre comportamento seguro na hora de ir às compras e sobre redução das situações de risco.
Para realizar o reforço no policiamento, a BM empregará policiais militares dos comandos Ambiental, Rodoviário, de Choque e de Aviação, além dos efetivos orgânicos de cada um dos 14 comandos regionais de polícia ostensiva e dos comandos de Policiamento da Capital e de Policiamento Metropolitano.
(Com informações da Prefeitura de Santa Maria e da Brigada Militar)