Atividades ocorreram na sede da Associação Santamariense de Esportes Náuticos
Por Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
Em uma tarde de muita integração e conexão com a natureza, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou, nesta quarta-feira (29), a primeira etapa da prova de canoagem dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma).
As atividades ocorreram na sede da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena), no Bairro Campestre. Na ocasião, foi apresentada e entregue aos participantes a camiseta oficial do Jesma 2023.
A canoagem estreou nos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma) em 2022, com a participação de 35 alunos. Neste ano, a modalidade recebeu cerca de 120 inscrições, quantitativo que é celebrado pelo secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro:
“Essa é a prova de que nós estamos no caminho certo, fazendo com que as crianças conheçam novas modalidades. Quando pensamos nessa ideia, muitos questionavam que os alunos não conheciam e não sabiam praticar, por exemplo, a bocha, a canoagem, até mesmo o skate, pádel e golf. Mas é a partir desta oportunidade que desperta o interesse. É o segundo ano com novas modalidades, e todas elas tiveram um quantitativo ainda maior de participantes. A exemplo da Orientação, onde também tivemos mais de 100 inscritos. É um legado que vem para ficar”, pontua Ribeiro.
Integração é o primeiro objetivo
Nesta primeira etapa, participaram cerca de 50 alunos das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lidovino Fanton (Bairro Caturrita), EMEF Zenir Aita (Bairro Dom Antônio Reis), EMEF Sérgio Lopes (Bairro Renascença) e Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Augusto Ope da Silva (Aldeia Kaingang).
Conforme explica o canoísta profissional e voluntário na Asena, Givago Ribeiro, as provas de canoagem no Jesma possuem um caráter mais integrativo do que competitivo. Confira aqui uma galeria de fotos do evento desta quarta publicada no site da Prefeitura de Santa Maria.
Tudo começa com uma apresentação do esporte, em que alunos do projeto demonstram as técnicas para condução da canoa.
Posteriormente, os participantes, divididos em grupos, realizaram um simulado de prova em um circuito triangular de cerca de 400 metros sinalizado por boias. Todos os inscritos que concluiram o trajeto ganham medalha de inscrição.
Escolas participantes
Também participaram desta primeira etapa os alunos da Asena, estudantes da EMEF Hylda Vasconcellos (Bairro Itararé), EMEF Aracy Barreto Sacchis (Bairro Menino Jesus), EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bairro Perpétuo Socorro); bem como alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha (Bairro Itararé) e Colégio Estadual Coronel Pilar (Bairro Dores).
Nesta sexta-feira (1º), ocorre a segunda etapa da canoagem no Jesma, para 32 estudantes das seguintes instituições: Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha (Bairro Fátima), Colégio Militar de Santa Maria (Bairro Passo D’Areia), Colégio Franciscano Sant’Anna e Colégio Riachuelo (ambos do Bairro Centro), e Escola Estadual de Ensino Fundamental Boca do Monte (Distrito Boca do Monte).