Paralelo 29

Empresários gaúchos criam ferramenta online contra o aumento de impostos

Foto: Divulgação

Sindilojas da Região Centro e de Fecomércio se somam a ações da Aciijuc e de outras entidades empresariais para barrar projeto que irá à votação dia 19

Entidades empresariais da Região Centro se uniram a outras representações contra o projeto de lei que prevê aumento do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 19,5%, que deverá ser votado pela Assembleia Legislativa gaúcha no próximo dia 19. Uma delas é uma ferramenta online lançada recentemente.

O Sindicato dos Lojistas da Região Centro (Sindilojas), com sede em Santa Maria, e a Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos (Accijuc) estão em constante mobilização desde que o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou a intenção de aumentar a carga tributária.

As duas entidades representam os segmentos comercial e industrial do Rio Grande do Sul. O Sindilojas e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS), que inclui lojistas, empresas de serviços e de turismo, criaram uma plataforma online para fazer a vigília de projetos de lei capazes de impactar positiva ou negativamente a vida do empresariado gaúcho.

Voto dos empresários

Chama Representa +, essa plataforma online tornou-se uma arma contra o aumento do ICMS. Por meio dela, qualquer empresário pode acessar a página que trata especificamente da proposta de aumento do imposto, cadastrar seu CNPJ e votar se é contra ou a favor do projeto.

O voto fica registrado na plataforma e, assim, a Fecomércio consegue filtrar e reproduzir relatórios sobre o que pensam os empresários gaúchos em cada região do Estado.

A ideia da Fecomércio-RS e do Sindilojas Região Centro é apresentar os números de cada região aos deputados estaduais, e mostrar o que os empreendedores de seus redutos eleitorais pensam sobre uma possível alta do imposto.

“É uma forma rápida e fácil de mostrar a força do empresariado e pressionar os deputados a não aprovarem esta proposta que pode causar, entre tantos prejuízos, uma onda de desemprego devido à perda de competitividade das empresas gaúchas. Pedimos a todos os empresários santa-marienses que dediquem alguns minutos do seu dia para acessar a plataforma e votar contra a proposta”, reforça o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.

Como “votar” contra a proposta

Para votar contra a proposta basta acessar a plataforma Representa + e procurar pelo projeto de aumento do ICMS no campo de buscas. Para facilitar, o Sindilojas já deixou o link correto aqui.

Então basta clicar para ser direcionado. Aí é só preencher o número do CNPJ, selecionar o ramo de atuação da empresa, e clicar em “não aprovo”. Leva menos de um minuto. 

Sindilojas vai levar os resultados aos representantes da região

No dia da votação, que ocorrerá na próxima semana, o presidente do Sindilojas da Região Centro, Ademir José da Costa, levará o resultado da pesquisa aos deputados estaduais de Santa Maria e região. Também serão entregues aos deputados que tiveram votação expressiva em Santa Maria.

Outras medidas

Os sindicatos filiados à Fecomércio-RS preparam uma mobilização em seus municípios para que as Câmaras de Vereadores encaminhem moções de repúdio ao aumento do ICMS à Assembléia Legislativa. 

A Fecomércio e o Sindilojas também prepararam uma “skin” que muda a imagem de perfil nas redes sociais daqueles que querem expressar sua indigançaão contra a proposta

Clicando aqui, a pessoa é direcionada a um site que modifica a imagem de perfil adicionando a frase “Não ao aumento de ICMS. é só clicar e seguir o passo a passo. 

(Com informações de Guilherme Bicca – da Assessoria de Imprensa do Sindilojas)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn