Eixos como combate à fome a geração de emprego e renda nortearão propostas
Desenvolvimento econômico com sustentabilidade, combate à fome e ao racismo, geração de trabalho e renda e proteção ambiental serão alguns dos eixos centrais do programa de governo para a Prefeitura de Santa Maria da chapa formada pelos ex-prefeitos Valdeci Oliveira (PT) e José Haidar Farret (União Brasil).
A largada para a discussão do plano de governo visando às eleições de 2024 ocorreu na noite de segunda-feira (18), em uma reunião entre a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e partidos aliados – União Brasil, PSD e Rede Sustentabilidade.
EIXOS DO PLANO DE GOVERNO
- Desenvolvimento econômico com sustentabilidade
- Inovação
- Geração de trabalho e renda
- Tecnologia
- Educação
- Cultura
- Proteção ambiental
- Juventude
- Mulheres
- Combate à fome
- Combate ao racismo e a todas as formas de discriminação
Conforme a assessoria do deputado estadual Valdeci Oliveira, que é o candidato a prefeito, esses são alguns dos temas “que servirão como norte principal às diretrizes a serem construídas, com suas respectivas setoriais que serão criadas nesta fase inicial”.
Militantes dos partidos e lideranças populares participaram do primeiro encontro, que também teve a participação de Valdeci e Farret. Eles definiram o plano como uma “proposta colaborativa e participativa que inclua as demandas, necessidades e aspirações dos santa-marienses nas mais diferentes áreas”.
A partir de agora, grupos temáticos setoriais reunirão pessoas conforme as suas áreas de atuação e interesse para elaborar o esboço das propostas. Depois dessa fase, essas propostas passarão pela avaliação da coordenação de campanha”.
“Queremos, e vamos trabalhar muito para isso, um plano de governo com a cara da população de Santa Maria. E estamos dando a largada para essa construção, que representa toda a bonita diversidade e pluralidade que habita no Coração do Rio Grande. Além disso, deverá haver uma ligação muito estreita com as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do presidente Lula”, disse Valdeci, que já governou a cidade por dois mandatos a partir do início dos anos 2000.
Já segundo Farret, que também foi prefeito por três gestões, vice em duas e deputado estadual, a ideia é ampliar a participação para além dos partidos aliados “para vencer a fome e a desigualdade social”.
No final do encontro, após uma apresentação do músico Beto Pires, Valdeci voltou a falar, reafirmando que a intenção é “uma Santa Maria mais desenvolvida, humanizada e geradora de oportunidades”. A base do plano tem relação com as políticas do governo Lula.
“É com diversas mãos, mentes e corações entrelaçados que vamos avançar, modernizar e cuidar melhor da nossa gente”, disse Valdeci, ressaltando que a ideia é que o plano de governo seja defendido também nas campanhas dos candidatos a vereador da coligação.
Ainda de acordo com dirigentes dos partidos da coligação, serão realizadas reuniões presenciais em todos as regiões de Santa Maria, além de encontros virtuais. Esse processo será intensificado nos primeiros meses do ano.