Manoel Badke, o Maneco, que está no seu sexto mandato e não disputará a reeleição, terá ao menos 14 votos na eleição desta quinta-feira
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Vereador em sexto mandato, o professor universitário e médico-veterinário Manoel Badke (União Brasil), o Maneco, deverá ser eleito presidente da Câmara de Santa Maria nesta quinta-feira (21) em uma eleição histórica, com chapa única e número recorde de votos. A esquerda ficou isolada e não apresentará chapa.
Maneco, que já foi presidente da Câmara em 2012, irá para a sua segunda gestão, ao que tudo indica, com pelo menos 14 votos, o equivalente a dois terços da Casa. Contudo, esse placar poderá ser ampliado para 16 votos na tarde desta quinta-feira, o que será um placar histórico, com folga de votos.
“O prefeito Pozzobom está a serviço da esquerda, espalha fake news e mente”, diz Roberta Leitão
Composição entre cinco partidos
O veterano vereador, que está encerrando a carreira parlamentar no Legislativo de Santa Maria, faz parte de um acordo que reúne cinco partidos: Progressistas, MDB, PSDB, Podemos e o União Brasil, que é, por enquanto, a sigla do futuro presidente, que comandará a Casa no último ano da atual legislatura.
A chapa de Maneco é resultado do rompimento da chapa que elegeu os últimos dois presidentes – Valdir Oliveira (PT) e Givago Ribeiro (PSDB). Apontado como articulador desse rompimento, Alexandre Vargas (Republicanos), evitou falar sobre o assunto, apenas confirmando que o novo acordo “está fechado”.
Por esse novo acordo, o PP retorna a participar de uma chapa vencedora, o que só ocorreu no primeiro ano da atual legislatura, quando a Casa elegeu Coronel Vargas como presidente. Da mesma forma, o Podemos volta a participar. Estão fora PT, PC do B, PSB e PDT.
“Pela dignidade das mulheres”, Pozzobom anuncia veto a projetos de lei sobre aborto
Mais votos poderão surgir
Mas uma nova surpresa poderá ocorrer, com a adesão da vereadora Luci Duartes, Tia da Moto (PDT) e do vereador Danclar Rossato (PSB). Há especulações nesse sentido e até a hora da votação, muita coisa ainda poderá ocorrer, como é recorrente nas eleições para a Mesa Diretora.
Em jogo, estão 16 cargos de confiança, CCs (de livre nomeação) da Mesa Diretora, que, se não houver outra chapa, ficarão todos com os integrantes da composição vencedora. A Câmara também terá um orçamento anual de R$ 36,9 milhões, aprovado na última terça-feira (19).
No União Brasil desde 2021, ano de fundação da sigla formada pela fusão entre PSL e Democratas (na época, o partido do vereador), o vereador Maneco só permaneceu na legenda para não correr o risco de perder o mandato. No entanto, ele deverá trocar de partido na janela de março do próximo ano.