Paralelo 29

PODCAST: “Ser prefeito é coisa de maluco e eu sou ou maluco mais feliz do mundo”, diz Pozzobom

Arte/Estação 29

“Sou outro Jorge, eu mudei”. É assim que o advogado Jorge Cladistone Pozzobom (PSDB), 53 anos, se enxerga depois de dois mandatos consecutivos na Prefeitura de Santa Maria. O prefeito da quinta maior cidade gaúcha está entrando no seu último ano de um governo de oito anos e pretende deixar não um legado, que ele considera algo personalista, mas uma marca de gestão.

“Sou o prefeito mais feliz do mundo. Ser prefeito é coisa de maluco. E eu sou o maluco mais feliz do mundo”, garante Pozzobom em sua participação no Podcast Estação 29 do Paralelo 29.

No bate-papo com José Mauro Batista e Rodrigo Dias, Pozzobom falou sobre obras entregues e que serão feitas no último ano de gestão, falou sobre seu futuro político e revelou um desejo: Eleger o vice-prefeito Rodrigo Decimo como seu sucessor e assessorá-lo no mandato.

“Meu partido é Santa Maria”

Crítico da extrema direita e da extrema esquerda, o prefeito santa-mariense diz que “não sabe” em que campo se posiciona ideologicamente, mas ressalta: “nada de extremismos”.

“Eu não sei mais mais o que sou. A gente que olha para a direita e olhar para a esquerda para olhar para todos”, afirma, alfinetando seguidores fanáticos do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro.

O prefeito diz que nesses oito anos de mando à frente da Prefeitura de Santa Maria mudou muito, aprendeu a conviver com adversários e a ouvir e a aceitar críticas: “Sou outro Jorge. Meu partido é Santa Maria”, afirmou.

Choro ao falar do pai

Entre as maiores conquistas da sua administração, Pozzobom cita as sete creches que conseguiu concluir (uma ainda será entregue), abrindo vagas para mais de 1,4 mil crianças.

O político também falou de sua vida pessoal, da separação e da doença do pai, o empresário Albino Pozzobom, de 88 anos, que sofre do Mal de Alzheimer. Ao falar dia em que o pai saiu vivo do hospital, Pozzobom chorou: “Foi o dia mais feliz da minha vida”.

Obras em mais duas praças

Na entrevista, o prefeito também anunciou que mais duas praças serão revitalizadas, assim que ficar pronta a obra da Saldanha Maria.

A primeira da lista é a Praça João Pedro Menna Barreto, conhecida como Praça dos Bombeiros, no Bairro Bonfim. Depois, será a vez da Saturnino de Britto, também conhecida como Praça da Corsan ou Praça do Brahma, no Centro.

Ainda sobre obras, Pozzobom disse que está discutindo a possibilidade de passar o Centro Desportivo Municipal (CDM) para a iniciativa privada para a conclusão da quinta etapa. No local, há anos está sendo construído o Centro de Eventos. Quando vereador, Pozzobom foi contra.

A relação com os vices

Em relação à sucessão municipal, Pozzobom diz que seu vice, Rodrigo Decimo, deverá ser o candidato do governo. Foi o próprio prefeito quem convidou Decimo, filiado ao União Brasil, para ingressar no PSDB depois de um convite do PL, partido aliado do governo.

Ao ser questionado sobre sua relação com seu ex-vice Sérgio Cechin (Progressistas), Pozzobom revelou que tentou falar com o ex-aliado para parabenizá-lo pelo aniversário, mas “ele tava muito ocupado e não pode atender”. Desde o rompimento, em meados de 2020, os dois estão afastados.

O Estação 29 tem produção de pauta da publicitária Alexa Oliari e patrocínio de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films – Acessórios automotivos.

O episódio com Jorge Pozzobom está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy. Você também podem conferir outras entrevistas nos mesmos canais.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn