Paralelo 29

Balada Segura autuou 188 motoristas por embriaguez, 163 deles por recusa

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Para coibir a combinação entre trânsito e bebida, 4,1 mil testes de etilômetro foram aplicados em 2023; no total, houve 850 autuações por motivos diversos

Agentes de trânsito abordaram 4,3 mil veículos e emitiram 850 autuações de trânsito em 2023 nas ruas e avenidas de Santa Maria, sendo 188 delas referentes a testes de bafôetro. É o que aponta relatório divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

De acordo com o balanço, os agentes aplicaram 4.192 testes de etilômetro, conhecido como bafômetro, para verificar se o motorista está dirigindo bêbado ou não. Do total de 188 autuações, 163 foram por recusa, enquanto que as outras 25 se referem a testes confirmados.

No entanto, apenas três dos testes de bafômetro apontaram para a ocorrência de crime de trânsito devido ao alto índice de alcoolemia constatado pelo equipamento.

De acordo com a Prefeitura de Santa Maria, o principal objetivo da Balada Segura, que é coibir que condutores dirijam após o consumo de bebidas alcoólicas, foi atingido.

“Nas abordagens, sempre reforçamos para cada motorista a importância do cuidado e da atenção no trânsito, e o alerta principal: se beber, não dirija. As autuações foram realizadas em função de diversas irregularidades constatadas durante as operações”, diz o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, destacando as campanhas para que motoristas não dirijam após beber.

BALANÇO DAS OPERAÇÕES EM 2023

Dados se referem às ações da Balada Segura no ano que se encerrou:

  • Veículos abordados: 4.355
  • Total de testes etilômetro realizados: 4.192
  • Recusas de testes etilômetro: 163
  • Testes confirmados: 25 (Observação: sendo três considerados crime de trânsito devido ao alto índice de alcoolemia constatado pelo etilômetro)
  • Infrações Diversas: 850
  • Veículos recolhidos: 43

Novo equipamento

Desde o ano passado, um novo modelo de etilômetro é utilizado pelas equipes da Secretaria nas Operações Balada Segura.

O equipamento funciona por proximidade e realiza uma espécie de triagem, agilizando as abordagens. Também chamado de teste passivo, o equipamento permite mais de 30% de aumento na média mensal das abordagens da Balada Segura e proporciona mais comodidade para os motoristas que não beberam.

O aparelho funciona da seguinte forma: quando não há vestígios de álcool, o motorista é liberado sem sair do carro, desde que esteja com a documentação em dia.

Somente no caso de pré-teste positivo, o motorista é convidado a realizar o teste do etilômetro, aquele em que é preciso soprar na biqueira e que indicará o nível de alcoolemia e as consequências, conforme o grau de embriaguez.

Como a maioria dos abordados tem resultado zero, para facilitar a vida dessas pessoas, a Secretaria de Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), adotou a inovação. Se os documentos estiverem certos, a abordagem leva em torno de três minutos.

Além de agilizar a abordagem para os agentes, a iniciativa representa mais conforto para os motoristas que não consomem álcool antes de dirigir.

As Operações Balada Segura são realizadas pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) com apoio da Brigada Militar.

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn