Honraria proposta por Valdeci Oliveira foi entregue nesta quarta-feira, em SM
Na presença de um seleto e qualificado público formado por colegas de profissão, amigos, familiares e autoridades locais, o jornalista Claudemir Pereira foi homenageado, nesta quarta-feira (3), com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A honraria, proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), foi entregue durante um café da manhã realizado no Restaurante Divino, no Centro de Santa Maria.
“Essa homenagem pertence ao Parlamento gaúcho. Além de justa e necessária, é um reconhecimento legítimo a um profissional inquieto, determinado e sempre comprometido com a defesa da democracia e com a valorização da nossa cidade”, anunciou Valdeci logo no início da sua fala.
Dias atrás, em dezembro, Claudemir Pereira, santa-mariense por adoção, completou 40 anos como profissional formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mas como começou na lida antes, já são 41 anos e meio de profissão, sendo 39 deles exercidos na cidade – o que por si só justificaria a homenagem, disse Valdeci.
Do início até aqui, já ocupou diversas funções na carreira: repórter, colunista, chefe de reportagem, secretário de redação e editor-chefe em diversos veículos de imprensa, como o extinto jornal A Razão, a Rádio CDN, o jornal Diário de Santa Maria, a rádio Imembuí e no jornal Pioneiro (de Caxias do Sul).
Também muito familiarizado com a área de Assessoria de Imprensa, já emprestou seu talento a inúmeras entidades empresariais e públicas de Santa Maria.
Em abril próximo, Claudemir, que é autor de dois livros, estará completando 19 anos como editor e idealizador do site jornalístico que leva seu nome, pioneiro em jornalismo digital em Santa Maria.
“O Claudemir é praticamente um consenso de qualidade e de credibilidade jornalística, o que não é pouca coisa”, frisou o deputado, enaltecendo as relações construídas pelo profissional ao longo dos anos com a cidade, assim como à quantidade e qualidade das fontes a que o jornalista tem acesso, independentemente do partido político.
“Você até pode errar às vezes, pois é do jogo. Há elementos aleatórios que (muitas vezes) turvam a tua avaliação, mas você nunca pode colocar palavras na boca de alguém. E eu nunca fiz isso e me ufano de ter essa trajetória”, afirmou Claudemir ao final do seu discurso de agradecimento, em que buscou rememorar os principais momentos de sua carreira.
Ele citou ainda as palavras ditas a outro jornalista, o próprio filho, Pedro Pereira: “‘construa a tua história, tua trajetória. Ela pode ter curvas, não precisa ser reta, pode ter descida, mas a construa com dignidade e tu vais ter sucesso na vida. Dinheiro não vais ganhar. Mas isso tu já sabes, então não tem problema”, completou o veterano jornalista.
Antes do término da cerimônia, Valdeci ainda ressaltou a relevância do trabalho jornalístico do homenageado para a sociedade.
“Desejo que que tu continues sendo essa pessoa que informa e que coloca nas entrelinhas uma série de questionamentos que nos levam a refletir e a avaliar o que vem pela frente”, destacou.
Além da esposa Fabiana Pereira, dos filhos Bianca e Pedro Pereira e da sogra Maria de Lurdes da Costa, prestigiaram a cerimônia os vereadores Valdir Oliveira (PT), que representou a Câmara Municipal, e Zaloar Soares (PP); o ex-prefeito José Haidar Farret (União Brasil); e Fabiana Sparremberger, diretora de Jornalismo do Grupo Diário de Santa Maria.
Também compareceram ao evento os professores universitários Antônio Carlos Lemos, Orlando Fonseca e Luiz Ernani Araújo, diversos colegas de profissão (como José Mauro Batista, Renato Oliveira e Marcelo Bisogno), amigos e amigas de longa data (entre eles, Sione Gomes, a Dona Alzerina e Adriano Foletto Araújo) e outras lideranças políticas locais e regionais.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira)