Com seu senso de empreendedorismo, foi uma mulher pioneira no comércio local
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Morreu nesta sexta-feira (5), aos 93 anos, a comerciante aposentada Maria Therezinha Weber do Canto, da antiga Casa Ideal, uma loja especializada em tecidos que funcionava na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua dos Andradas, no Centro de Santa Maria. A loja fora fundada pelo marido dela, Vicentino Soares do Canto.
Uma das pioneiras no comércio local e gaúcho, Therezinha era uma empresária em uma época em que o termo era pouco usado para definir lojistas e empreendedores de determinados segmentos econômicos.
Loja segmentada em tecidos
Empreendedora, tocou a loja inaugurada na segunda metade do século passado até o início da primeira década deste século. No Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), consta a informação que a Casa Ideal fora fundada em 15 de junho de 1968 e encerrou suas atividades em 1º de abril de 2002.
No entanto, um dos filhos de Therezinha, Andress Weber do Canto, acredita que a Casa Ideal tenha sido inaugurada bem antes de 1968.
Referência no comércio santa-mariense
Casada com o também comerciante Vicentino Soares do Canto, que morreu em 13 de janeiro de 1983, Therezinha teve cinco filhos: Marta, Vicentino, Marcos, Suzana e Andress. Ela deixou sete netos.
Therezinha e o marido, Vicentino, foram referências no comércio santa-mariense, sendo que ele era bastante atuante na antiga SUCV (Sociedade União dos Caixeiros Viajantes).
No próximo 15 de abril, Therezinha completaria 94 anos. Mesmo depois de aposentada, ela continuava trabalhando, segundo o filho caçula.
“Quando fechou a loja, ela ainda fazia tricot. Morava no casarão da Avenida Rio Branco 771, esquina com a Andradas. Depois que ela sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), em 2017, ela veio morar comigo, em Itaara”, conta Andress.
Morre a monja carmelita Irmã Lourdes de Jesus
Filho lembra legado da mãe
A fundadora da Casa Ideal foi sepultada na manhã desta sexta-feira no Cemitério Ecumênico Municipal. Em suas redes sociais, Andress fez uma homenagem à mãe, destacando “seu legado de trabalho, devoção aos filhos e honestidade”.
“Ficam na minha memória todos os momentos que passamos juntos, as dificuldades, as experiências. E a vontade de ter conversado mais com você”, postou o filho caçula.