Paralelo 29

Brigada Militar e Delegacia de Homicídios abrem inquéritos para investigar morte de motoboy após abordagem

Foto: Reprodução, vídeo

Marcio Campos Souza, de 46 anos, morreu no Husm

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

O comando da Brigada Militar em Santa Maria determinou a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a abordagem ao motoboy Marcio Campos Souza, de 46 anos. Souza acabou morrendo e o caso ganhou repercussão nas redes sociais com questionamentos à conduta dos policiais militares.

Já a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) também abriu um inquérito para investigar a situação. Por enquanto, não há novidades na apuração, já que a DPHPP aguarda o laudo de necrópsia para ver a causa da morte de Marcio.

Há uma suspeita de que ele tenha surtado em decorrência do uso de drogas, podendo a causa da morte estar associada a uma overdose. No entanto, só o laudo pericial poderá apontar o que realmente ocorreu.

Repercussão nas redes sociais

Post cobra investigação da morte do motoboy/Foto: Reprodução Instagram Peãozada Anarquista

O caso ocorreu por volta das 20h30min de domingo (7), na Rua Evangelista Marcos, no Bairro Nova Santa Marta, região Oeste de Santa Maria.

Um vídeo que circula nas redes sociais do ativista Gustavo Rocha – AfroGuga – e no perfil Peãozada Anarquista no Instagram mostra o momento em que os policiais militares estão com o motoboy no chão.

Os dois perfis criticaram a abordagem. AfroGuga trata o caso como mais um episódio de racismo em Santa Maria e pede apuração. Já o outro perfil responsabiliza os brigadianos pela morte de Marcio, um trabalhador negro.

“Marcio é mais um trabalhador preto precarizado morto pela truculência policial, racismo. Ele deixa duas filhas”, diz post no perfil Peãozada Anarquista.

Um protesto foi marcado para a manhã desta terça-feira, com saída da Diferencial Moto Express, empresa em que Marcio trabalhava, na Avenida Presidente Vargas. O velório de Marcio ocorre na Capela Municipal 1 em Santa Maria, e o sepultamento será no Cemitério Ecumênico Municipal.

Como foi

Contatado pelo site Paralelo 29 a respeito do ocorrido, o Setor de Comunicação Social do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) disse que o comando da Brigada Militar abriu Inquérito Policial Militar (IPM) “para apurar os fatos”.

Entre os fatos que os inquéritos deverão esclarecer está a cadeia de acontecimentos desde que a Brigada Militar foi chamada para atender o suposto surto na noite de domingo &).

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminharam Márcio para o Pronto Atendimento (PA) do Patronato após ele ser contido pelos brigadianos, ainda na noite de domingo.

Na madrugada de segunda-feira (8), o motoboy foi encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde morreu, pela manhã.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn