Alunos e professores avaliam de forma positiva a realização do exame
Cerca de 11 mil estudantes voltaram a movimentar o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Bairro Camobi, no primeiro dia do Vestibular de verão da instituição. Neste sábado, na prova 1, a abstenção foi de 13,63% no Vestibular e de 14,2% no Processo Seletivo Seriado (PSS).
No Centro de Tecnologia (CT), estavam concentrados os candidatos que prestaram a prova para o curso de Medicina. Giovana Arend, que tem 18 anos e mora em Uruguaiana, afirmou que a prova estava bem tranquila, mas que havia algumas questões em que teve mais dificuldade.
Ela ainda disse que para o segundo dia está com mais expectativas, pois tem a Redação, que considera o seu ponto forte.
Além de Giovana, outros candidatos também saíram com grandes expectativas para o segundo dia, principalmente pela prova de Redação.
Uma delas foi Anuar Dib, que também tenta Medicina. “Eu espero que a prova de amanhã esteja no mesmo nível da de hoje e que o tema da Redação esteja bem acessível”.
O vestibulando Bruno Tubino, que também é de Santa Maria, comentou que este é o seu primeiro ano tentando e que ele achou a prova mais acessível que a do Vestibular Extraordinário. Já em relação ao segundo dia, ele conta que prefere que a redação seja um artigo de opinião.
O professor de geografia Lucas Pettine também avalia de forma positiva o primeiro dia de provas a partir do feedback recebido pelos alunos. Para ele, o Vestibular Extraordinário realizado em 2023 foi importante na preparação dos candidatos. “Foi bem interessante porque deu um norte e também confirmou a nossa expectativa da prova da UFSM ser uma prova boa e dinâmica”.
Ainda hoje acontece a aplicação da prova para os sabatistas inscritos no exame. A prova para esses candidatos tem início às 18h e se encerra às 21h.
Neste domingo (14), será realizado o segundo dia do Vestibular da UFSM, quando serão aplicadas as provas 2 e 3, além da Redação.
(Com informações de Thais Immig, estudante de Jornalismo, com edição de Lucas Casali, da Assessoria de Imprensa da UFSM)
Foto de capa: Daniel de Carli