Paralelo 29

Morre o professor, advogado e ex-vereador Lari Monteiro

Foto: Divulgação

Lari Monteiro atuou como vereador de 1983 a 1988 em Santa Maria

Morreu nessa segunda-feira (15) o ex-vereador Lari Monteiro Martins. Professor da rede estadual e advogado, Lari Monteiro foi vereador na legislatura mais longa da história local, entre 1983 e 1988.

Natural de Torres, no Litoral Norte gaúcho, Lari havia completado 77 anos em 9 de outubro passado. Lari foi eleito pelo Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Arena e atual PP, com 1.448 votos, uma votação expressiva para a época. Depois, passou pelo PFL e terminou o mandato no PMDB.

Na década de 70, trabalhou na antiga Sulbra, revendedora de veículos e caminhões da Mercedes-Benz, que ficava na Rua do Acampamento com Gaspar Martins.

Como professor, lecionou em escolas estaduais como Cilon Rosa e Maria Rocha. Servidor público da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS), Lari foi o primeiro diretor do Centro Social Urbano Irmão Estanislau, onde hoje funciona uma unidade da Brigada Militar. Também foi diretor da Agência do Sine durante o governo de Pedro Simon (PMDB).

Atuação como parlamentar

Santinho da campanha de 1988 em que Lari buscou a reeleição

No seu mandato como vereador, Lari encampou pedidos de melhorias na periferia como serviço de água, iluminação, paradas de ônibus e professores para as escolas.

A maioria dos seus projetos de lei é sobre denominação de logradouros públicos, entre eles o que deu o nome do presidente Tancredo Neves ao núcleo habitacional construído pela Cohab na zona Oeste de Santa Maria. Já em 1986, o vereador também trabalha com a pauta da inclusão, apresentando um projeto de lei que reconheceu a Associação de Deficientes Auditivos como instituição de Utilidade Pública.

Em 1986, Lari trocou o PDS pelo PFL (Partido da Frente Liberal), uma sigla resultante de uma racha no partido que apoiava o governo militar.

Mais tarde, já no final do mandato, se filiou ao PMDB, acompanhando um grupo de dissidentes do PDS. Lari continuou filiado ao PMDB, que recentemente voltou a ser MDB.

Colegas de legislatura como o ex-vereador João Nascimento da Silva (PMDB) lamentaram a morte de Lari. Em uma rede social, João Nascimento escreveu:

“Recebi ontem à noite a notícia do falecimento de Lari Monteiro, meu contemporâneo de vereança em Santa Maria. Ele era pessoa da estima pessoal do meu núcleo familiar. Fazemos aqui nossa respeitosa homenagem à sua memória, destacando a verticalidade de sua conduta e a lealdade aos seus amigos”.

Lari estava doente havia algum tempo. Segundo fontes do MDB, o ex-vereador sofria de Mal de Parkinson e Alzheimer, e estava internado em uma casa geriátrica.

Ele está sendo velado na Capela A do Velatório São Martinho, no Cemitério Santa Rita. A cerimônia de cremação está prevista para as 15h desta terça-feira (16).

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn