Paralelo 29

ABDON: Caminho dos Jesuítas, uma grande história, mil aventuras

Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões - RS/Foto: Jefferson Bernardes, MTur

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Caminho dos Jesuítas, uma grande história, mil aventuras é o título do convite da FEDESUD (Federación Sudamericana de Turismo), Federação Sul-Americana de Turismo entidade internacional que busca promover e integrar o turismo na América do Sul para apresentação na FITUR Madrid, de 24 a 28 de janeiros de 2024.

Reunindo os atrativos turísticos da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai apresenta o principal corredor turístico da América do Sul. Dois grandes destaques do Brasil são incluídos: Foz do Iguaçu e Missões, Patrimônio da Humanidade no Rio Grande do Sul.

As Ruínas de São Miguel das Missões, tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial, terão destaques com as ofertas de programações rodoviárias e aéreas com saídas diretas de São Paulo e Porto Alegre para Santo Ângelo, visitando a Região Missioneira e assistindo o espetáculo de “ Som & Luz”.

Convém destacar que a escolha das Câmaras Nacionais de Turismo da América do Sul pelo Caminho dos Jesuítas demonstra a importância mundial e reforça os trabalhos realizados na FITUR, com realizações de eventos memoráveis e o lançamento da Ruta Jesuíta, em 2017.

Existem boas recordações e bons resultados das ações de marketing de destinos turísticos desenvolvidos entre janeiro de 2015 a janeiro de 2019, com inclusões de fotos nos estandes do Embratur – Ministério do Turismo do Brasil, folhetos em três línguas, áudio visual, sempre destacando-se nosso Patrimônio da Humanidade.

Em 2023, o Conselho de Turismo e Hospitalidade da FECOMÉRCIO – CNC -Conselho Nacional do Comércio, Serviços e Turismo, integrante da FEDESUD, realizou uma série de reuniões com os Consultores europeus contratados para fortalecer a imagem turística e apoiar a comercialização com ações fundamentais para a competitividade, sustentabilidade, qualidade e inovação com impacto direto no desenvolvimento empresarial e do emprego dos países participantes.

Convém salientar que a FEDESUD é uma organização sem fins lucrativos com as participações dos mais altos representantes do setor privado dos países integrantes com ações fundamentais para o desenvolvimento sustentável do turismo na América do Sul.

A Promoção internacional na FITUR deve ser continuada, pelos vínculos históricos e culturais com os espanhóis. Espera-se aumentar os fluxos de visitantes do mercado internacional atraindo e valorizando um dos maiores exemplos culturais da civilização ocidental, principalmente no “ Novo Mundo” , quando Portugal e Espanha lideravam os grandes descobrimentos.

O fenômeno turístico planejado, organizado, dirigido e avaliado profissionalmente pode gerar benefícios para todos os envolvidos.

Precisa ter Políticas Públicas consistentes e Gestões comprometidas com resultados. Os operadores turísticos internacionais podem contribuir para disponibilizar o Caminho dos Jesuítas nos principais mercados emissores de turistas no planeta. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!