Paralelo 29

Horário eleitoral estreia sem 3 candidatos a prefeito

Crédito: Divulgação

Atualização: a reportagem foi atualizada às 19h deste sábado (10) para inserção do primeiro programa do candidato Marcelo Bisogno (PDT) produzido para a estreia do horário eleitoral e que não foi ao ar por problemas técnicos. O vídeo foi liberado neste sábado.

O primeiro dia do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, sexta-feira (9),  não começou bem, pelo menos para três coligações. As alianças “A Santa que queremos, a cidade que merecemos”, de Evandro de Barros Behr (Cidadania); “Em frente, Santa Maria”, de Jorge Pozzobom (PSDB); e “Um novo caminho para Santa Maria”, de Marcelo Bisogno (PDT), não tiveram sua propaganda veiculada, às 13h, pela RBS TV Santa Maria. O motivo teria sido um problema técnico. Também não foram ao ar as inserções dos candidatos a vereador na emissora.

O problema teria ocorrido na plataforma, de São Paulo, utilizada pela RBS e que atende todo o país. Além de causar “o travamento” no envio do material, alguns programas teriam ido parar em outras cidades. Devido às reclamações recebidas de siglas e coligações, informou a chefe do cartório eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, Raquel Souza, a Justiça Eleitoral encaminhou um pedido de esclarecimento à emissora sobre “a ausência de veiculação nesta data da propaganda eleitoral gratuita na TV dos programas em rede e inserções das coligações e partidos e quais medidas estão sendo, eventualmente, tomadas.”  

Propaganda no rádio e na TV começa nesta sexta-feira

Procurada pelo site Paralelo 29 sobre o que teria ocorrido para nem todos os programas irem ao ar, a assessoria do Grupo RBS enviou nota por e-mail. “Em função do grande volume de candidatos e materiais de divulgação dos partidos nos primeiros dias de campanha eleitoral, houve problemas na entrega desses conteúdos em diversas emissoras de TV em todo o Brasil. Estamos trabalhando para regularizar a situação o mais breve possível e afirmamos que os partidos não terão prejuízo – serão feitas compensações na grade de programação.”

Um das prejudicadas pela não exibição de sua propaganda, a coligação de Marcelo Bisogno divulgou nota. “(…) Algumas produtoras tiveram seus VTs enviados para outras cidades, criando uma grande confusão. Materiais de alguns vereadores também não foram veiculados”, diz um trecho. A aliança adianta que pedirá “igualdade de tratamento.” “Sentindo-se prejudicada por não ter seu material veiculado, a coligação Um novo caminho para Santa Maria vai solicitar igualdade de tratamento”, concluiu a nota.

Só três coligações na abertura

O vereador Luciano Guerra (PT), da coligação “Você na prefeitura!”, foi o primeiro a aparecer para os eleitores tanto no rádio quanto na televisão.  No primeiro programa, o protagonismo foi da mulher do candidato, Cibele, e o tom mais sentimental com as palavras-chave “coração” e “esperança”. Enquanto eram exibidas imagens da casa da família, no Distrito de Palma, e da cidade de Santa Maria, Cibele narrava um pouco da história de Luciano, suas qualidades e o propósito como candidato a governar Santa Maria.  

“Saindo de Palma, o Luciano deu o primeiro passo para encher de esperança o Coração do Rio Grande”, disse Cibele. O programa se encerrou com Luciano ao lado da mulher e das duas filhas.

O segundo a se apresentar foi o candidato Sergio Cechin (Progressistas), da coligação “Santa Maria agora Sim”. O foco do programa foi voltado para a própria figura do atual vice-prefeito, que falou de sua história e o vínculo com Santa Maria. Também abordou sua trajetória política de vereador e de vice-prefeito, além da sua maneira de atuar. Confira aqui o programa.

https://www.facebook.com/watch/?v=388209039012913

“Nunca precisei do cargo de prefeito para ajudar Santa Maria”, afirmou Cechin, enfatizando que aguardou “respeitosamente”, o momento de concorrer à prefeitura. Indiretamente, fez críticas ao seu ex-aliado, o prefeito Jorge Pozzobom, e destacou o momento delicado que a cidade enfrenta devido à pandemia de Covid-19. Ao final, apareceu ao lado do vice, vereador Francisco Harrisson (MDB), Dr. Francisco.

Jader Maretoli (Republicanos), da coligação “Avança Santa Maria”, foi o terceiro a estrear no horário eleitoral. Na periferia da cidade, o pastor evangélico procurou se descolar dos outros prefeituráveis, apresentando-se com uma nova alternativa, embora tenha concorrido em 2016. Confira aqui o programa.

https://www.facebook.com/watch/?v=2757669974520840

“A cada quatro anos, são os mesmos partidos que governam a cidade”, afirmou ele. Também destacou a bandeira da família. Ao final, ele apareceu ao lado de sua vice, Maria Helena (Republicanos), ressaltando que “pensamos diferentes e temos caminhos diferentes para o futuro de sua família”.

Programas fora do ar

O site Paralelo 29 solicitou os programas das três coligações que não tiveram a propaganda exibida pela RBS TV para publicação. As de Behr e Pozzobom enviaram o material ainda na noite de sexta-feira. Já a produção responsável pelo programa de Marcelo Bisogno informou que preferia aguardar a resolução do problema técnico com a emissora. A liberação ocorreu neste sábado.

No primeiro programa de Bisogno são exibidas imagens intercaladas da cidade, de crianças e adultos e dos candidatos a prefeito e vice. O radialista Vicente Paulo, pai de Bisogno, faz a locução do programa, afirmando: “Santa Maria precisa mudar para ser uma cidade mais humana, mais funcional, mais amigável, com esperança e um futuro melhor para cada um dos seus cidadãos. Para isso acontecer, precisa de novos e melhores gestores”. Em seguida, o candidato a prefeito diz: “a onda da mudança começou”. E o vice, Fabiano, complementa: “vamos caminhar juntos”. Veja aqui o programa

https://www.facebook.com/marcelo.bisogno/videos/203223558066253

Com o maior tempo na propaganda com 2 minutos e 43 segundos por bloco, o prefeito Jorge Pozzobom deu ênfase no programa de abertura às medidas tomadas para o enfrentamento da pandemia, além de se solidarizar com as vítimas da Covid-19. Depoimentos de moradores de locais onde sua gestão fez benfeitorias foram exibidos. “Para os próximos quatro anos, temos um caminho seguro para trilhar”, afirmou ele.

O programa destacou a família, suas qualidades de gestor e o fato de ser um prefeito “ficha limpa”. A propaganda também enfatizou que o tucano “é um estudioso da cidade” e constrói decisões coletivas visando ao bem da população. Ele também apareceu cumprimentando eleitores  e vistoriando obras.

Em seu primeiro programa, Behr reclamou do pouco tempo que tem no horário eleitoral para o que tem para mostrar. Sem citar o nome do ex-prefeito Evandro, seu pai, o candidato dizer estar “pronto para renovar uma história que transformou Santa Maria”. Falecido em 1996, o pai do representante do Cidadania governou a cidade de 1989 a 1992 e deixou uma marca na cidade com as obras de sua gestão. Veja aqui o programa.

A vice, Carla Kowaslki (Cidadania), faz duas aparições no curto espaço de tempo. Em uma delas, ela convidou o eleitor para visitar as redes sociais da candidatura para conhecer as propostas.

À noite, todos os programas foram exibidos no horário eleitoral da RBS TV.

* Os candidatos estão na ordem em que apareciam no primeiro dia do horário eleitoral. Por problemas técnicos, os vídeos dos candidatos Jader Maretoli, Sergio Cechin e Evandro Behr não abriram. Por isso, foram disponibilizados os links.    

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn