Paralelo 29

Brigada Militar diz que houve redução da criminalidade em Santa Maria no mês de janeiro

Foto: Reprodução, BM

Em outra ponta, deputado da cidade se reúne com delegado regional de Polícia por conta de crimes em áreas centrais de Santa Maria

Um dia após o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) se reunir com o delegado regional de Polícia, Sandro Meinerz, para discutir a onda de assaltos e furtos na área central de Santa Maria, a Brigada Militar divulgou informação de que houve uma queda nos indicadores criminais, em janeiro.

Conforme o 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), há “uma notável e contínua diminuição nos índices criminais”. Essa redução é atribuída aos “esforços da Brigada Militar em manter a ordem e a segurança da comunidade”.

Assaltos e furtos

De acordo com o 1º RPMon, a redução é calculada em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2024, o crime de roubo a pedestre (assalto) teve uma queda de 57% comparado ao mesmo período de 2023. Já o roubo de veículos teve uma queda de 33%, enquanto furto a pedestre registrou uma redução de 45%.

Diferentemente do assalto a pedres, o furto a pedestre é aquele caso em que não há uso de violência para subtrair um bem de quem anda na rua.

“Esses resultados positivos foram alcançados com a atuação diária da Patrulha de Ações Coordenadas, e a realização de edições da Operação Avante, com reforço de efetivo em barreiras de abordagens, fiscalizações, averiguações e diligências para cumprimento de mandados de prisões”.”, diz o 1º RPMon.

“Diuturnamente, a Brigada Militar empenha seus esforços na prestação de um serviço de excelência e na consequente redução de índices garantindo, assim, a segurança da comunidade santa-mariense”.”, reforça a nota divulgada pelo 1º RPMon, destacando 131 prisões em flagrante em janeiro passado.

Homicídios fora da estatística

Nas contas da Brigada Militar entraram apenas crimes patrimoniais, não sendo computados nessa estatística os crimes contra a vida, como os assassinatos.

Em janeiro deste ano, Santa Maria registrou sete homicídios, três a mais do que em janeiro de 2023, um crescimento de 175% em relação a janeiro de 2023. Em uma dessas ocorrências, houve um duplo homicídio em que duas irmãs, uma jovem e uma adolescente, foram executadas na zona Norte.

Diante do crescimento do número de homicídios, a Brigada Militar lançou pelo menos duas operações, uma mais genérica, envolvendo vários tipos de crimes, e outra com foco nos chamados crimes violentos letais intencionais, definidos pela sigla CVLI, que são os crimes contra a vida, incluindo feminicídios e latrocínios (roubo com morte).

Deputado se reúne com delegado regional

Delegando Sandro Meinerz recebeu o deputado Valdeci Oliveira/Foto: Christiano Ercolani, ALRS

Nessa quinta-feira (1º), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) teve uma audiência com o delegado regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz, para discutir a segurança pública em Santa Maria.

Valdeci levou sua preocupação com casos frequentes de assaltos e furtos ocorridos neste início de ano na região central da cidade, como a Rua do Acampamento, via ocupada por estabelecimentos comerciais..

“Levamos ao delegado regional a nossa preocupação e também a nossa solidariedade com o enfrentamento desse tema”, disse Valdeci.

Reforço no policiamento

De acordo com Valdeci, há uma reivindicação local muito forte pelo reforço do efetivo e da presença policial em Santa Maria.

“É um pleito legítimo da sociedade santa-mariense, e nós vamos debater e encaminhar isso, além de outras medidas de caráter preventivo, nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e também junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública”, acrescentou o deputado.

(Com informações do 1º RPMon e da assessoria parlamentar na ALRS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn