Paralelo 29

EXCLUSIVO: Homem é flagrado passando drogas para dentro da Penitenciária Estadual de Santa Maria; veja o vídeo

Foto: Reprodução

REPORTAGEM ATUALIZADA ÀS 14H24MIN PARA ACRESCENTAR INFORMAÇÃO DA BRIGADA MILITAR

É a primeira vez que alguém é flagrado na área de segurança repassando material ilícito pelos buracos de ventilação das celas

A ousadia de entregadores de drogas passou dos limites em Santa Maria. Na madrugada desta terça-feira (13), um homem foi flagrado na área de segurança da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) passando drogas e outros objetos, que foram apreendidos já dentro do complexo prisional.

Por volta das 2h59min, câmeras de videomonitoramento da Pesm flagraram uma pessoa correndo pela chamada área de segurança.

Ela chega ao muro do entorno e repassa a entrega por meio de pequenos orifícios que servem para ventilação das celas, já que não há janelas nas peças em que os detentos ficam encarcerados. O indivíduo ainda se abaixa para pegar mais “encomenda” e repassá-la pelos pequenos buracos de ventilação.

Revista e apreensão

Galeria passou por revista após flagrante

A cena é inédita e registra um modo novo de entrega de drogas no estabelecimento penal. Antes da instalação de cerca de tela acima dos muros, o “modus operandi” na Pesm era o arremesso.

Nesse caso, os entregadores arremessavam pacotes do lado externo para dentro do pátio da Pesm. O Paralelo 29 mostrou diversas apreensões e prisões realizadas pela Brigada Militar, que faz a guarda externa da casa prisional.

Depois que o homem foi visto passando a droga, agentes penitenciários da Polícia Penal que atuam na Pesm realizaram uma revista na galeria onde foi repassado o material ilícito, que foi apreendido.

O entregador foi preso logo em seguida, nas proximidades da Pesm. Ainda não há registro da Brigada Militar sobre essa ocorrência.

Brigada Militar foi acionada; remessa foi apreendida

Dezenove celulares estão entre o material apreendido na Pesm/Foto: Divulgação, BM

Por meio da assessoria de Comunicação Social do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), a Brigada Militar confirmou a apreensão de drogas e celulares repassadas a presos da Pesm.

Segundo o registro, policiais militares que fazem a guarda externa da Pesm foram informados por agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) que um homem teria pulado as grades da casa prisional e teria repassado objetos pelos buracos de ventilação.

A informação foi repassada a brigadianos do policiamento. “As guarnições do 1º RPMon abordaram um homem com as características mencionadas, sendo identificado e conduzido ao presídio, onde foi reconhecido pelos agentes através das câmeras de videomonitoramento”.

No local, segundo a Brigada Militar, foram apreendidos 16 telefones celulares 19 carregadores de celular, dois chips, um cartão de memória, dois fones de ouvido e porções de maconha e cocaína.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao indivíduo de 37 anos, que foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).

Arremessos no Presídio Regional

Brigada Militar apreendeu mais de um quilo de maconha que três jovens tentaram arremessar para dentro do Presídio Regional de Santa Maria no último dia 5 /Foto: Divulgação, BM

Já no Presídio Regional de Santa Maria (PRSM), em outra região da cidade, a Brigada Militar flagrou pelo menos três casos de tentativa de arremesso de drogas em fevereiro.

O primeiro flagrante ocorreu na manhã de 2 de fevereiro, uma sexta-feira, quando um jovem foi preso e dois adolescentes foram apreendidos após tentarem arremessar um pacote para o interior da casa prisional. Brigadianos que faziam a guarda externa viram quando o pacote ficou preso no teto.

Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) foram acionados e conseguiram identificar os três indivíduos já longe do Presídio Regional.

Três dias depois, na tarde do dia 5, uma segunda-feira, a Brigada Militar prendeu um jovem e apreendeu dois adolescentes flagrados arremessando pacotes no PRSM.

Acionada, a Força Tática da Brigada Militar prendeu um jovem de 23 anos e apreendeu dois adolescentes de 15 e 17 anos. Foi apreendido 1,2 quilo de maconha e três telefones celulares que eles pretendiam repassar para dentro da casa prisional.

Na mesma tarde do dia 5 de fevereiro, outro adolescente de 17 anos foi apreendido ao tentar arremessar drogas para o pátio interno.

A Brigada Militar apreendeu uma mochila com quatro porções de maconha totalizando 825 gramas e quatro porções de cocaína pesando 442 gramas.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn