Paralelo 29

PODCAST: “Os homicídios estão se espalhando pela cidade, e isso tem a ver com as disputas entre facções”, diz delegado Sandro Meinerz

Arte/Estação 29

Titular da Delegacia de Polícia Regional participou do podcast Estação 29

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Na Polícia Civil desde 2004, Sandro Luiz Meinerz, responde atualmente pela Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria. Acostumado com o dia a dia da criminalidade, Meinerz afirma que em 2024 os crimes de homicídio estão se espalhando pela cidade, com incidência em praticamente todas as regiões.

E isso se deve, segundo ele, ao fato de não existir, em Santa Maria, uma única facção dominando territórios. A existência de diversos grupos criminosos acaba gerando disputas envolvendo o tráfico de drogas, que é uma atividade criminal que movimenta muito dinheiro.

Em consequência, execuções e tentativas de homicídio aumentam à medida em que essas disputas vão se acirrando nos bairros da cidade.

Homicídios em Santa Maria estão relacionados a facções criminosas, diz delegado regional de Polícia

“O que a gente notou é que os homicídios, antes, estavam mais setorizados, estavam concentrados na região Oeste, alguns na região Norte e na região Leste, também. Este ano eles se espalharam no mapa da cidade”, diz Meinerz em sua participação no podcast Estação 29 do Paralelo 29.

Essa tendência já vinha sendo observada no ano passado, e isso está relacionado aos conflitos entre as diversas facções que atuam em Santa Maria.

“Isso é fruto da forma como as coisas acontecem, hoje, na criminalidade. Santa Maria, ao contrário de alguns locais, não é dominada por um grupo criminoso, por uma facção. Em algumas cidades, por exemplo, tem lá uma facção que domina a cidade e obviamente não existem as richas internas”, explica.

Podcast Estação 29: “Temos oito facções que ficam dia e noite brigando pelos pontos”, diz delegado

No dia em que o delegado participou do Podcast Estação 29, em 2 de março, Santa Maria registrava 16 homicídios (até o fechamento desta matéria, nesta sexta-feira, eram 19).

Na entrevista, Sandro Meinerz também falou sobre novos golpes, sistema prisional e sobre a greve de silêncio dos delegados da Polícia Civil, entre outros temas relacionados à segurança pública e à sua trajetória como policial e professor universitário.

O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Filmes, loja de acessórios e serviços automotivos. A entrevista com a participação de José Mauro Batista e Rodrigo Dias já está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn