Paralelo 29

PODCAST: “O estado tem que tomar conta das cadeias, e não o preso”, diz delegado Sandro Meinerz

Arte/Estação 29

Em sua participação no podcast Estação 29, delegado de Polícia Regional criticou sistema penitenciário

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Em sua participação no podcast Estação 29 do Paralelo 29, o delegado de Polícia Regional, Sandro Meinerz, fez duras críticas ao sistema penitenciário. Além de não recuperar presos, o atual sistema ainda funciona como fábrica de criminosos. Para Meinerz, o estado brasileiro precisa tomar conta das cadeias.

“Se nós quisermos ter um sistema sério, eficiente, em primeiro lugar o estado tem que tomar conta das cadeias, não pode ser o preso quem manda no sistema prisional. Em segundo lugar, tem que cortar os canais de comunicação”, defende o delegado.

“Se toda vez que prendermos uma pessoa importante no mundo da criminalidade, nos cortamos os canais de comunicação dela com o grupo criminoso, a gente desestabiliza esse grupo criminoso”, diz.

PODCAST: “Os homicídios estão se espalhando pela cidade, e isso tem a ver com as disputas entre facções”, diz delegado Sandro Meinerz

Delegado defende corte do sinal de telefonia nas cadeias

Da forma como ocorre atualmente, segundo Meinerz, o criminoso continua mandando matar de dentro da cadeia. O delegado defende o isolamento total dos presos do mundo externo.

“Nós prendemos o líder da facção, colocamos no presídio e o sujeito tem um escritório dentro da cadeia, com telefone celular, e continua comandando tudo”.”, exemplifica, afirmando que as empresas de telefonia usufruem de “um grande negócio”.

“Há muito tempo eu prego uma coisa: se todas as empresas de telefonia móvel que exploram esse serviço no Brasil fossem obrigadas a impedir que o sinal de celular chegasse dentro das penitenciárias, certamente as coisas aconteceriam de forma diversa”. Na verdade, hoje é um grande negócio para as empresas de telefonia”, afirma.

“Temos muitas facções organizadas em Santa Maria, mas o problema maior é o crime desorganizado”, diz juiz Louzada

Sete grupos atuam em Santa Maria

Meinerz revela que em Santa Maria há cerca de sete grupos criminosos, alguns deles vinculados a facções de fora. No entanto, nenhum grupo local tem poder para, por exemplo, decretar toque de recolher nas áreas em que atuam.

O delegado diz ainda que a solução para a criminalidade é papel do estado, e não da polícia, “que acaba pagando a conta”. Meinerz defende que os governos apostem em políticas públicas capazes de afastar crianças e jovens do mundo do crime.

Podcast Estação 29: “Não sou eu o canalha”, diz Arigony, delegado da tragédia da Kiss

Outras entrevistas do Estação 29

O Estação 29 tem como entrevistadores o jornalista José Mauro Batista e o advogado Rodrigo Dias. O podcast é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos.

O episódio com Sandro Meinerz está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy, onde é possível acessar outras entrevistas do Estação 29.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn