Nos locais vistoriados foram apreendidas armas, munições e drogas
O QUE FOI APREENDIDO
- Uma pistola Canik 9mm
- Uma pistola Bersa 9mm
- 62 munições calibre 9mm
- 4 carregadores de pistola
- 51 pedras de crack, pesando 826 gramas, prontas para venda
- 15 porções de cocaína, totalizando 64 gramas, prontas para venda
- 6 cartuchos de espingarda calibre 20
- Um cartucho deflagrado de 9mm
- Uma balança de precisão
- Uma algema
- Aparelhos celulares
- Um veículo GM Ônix
A Polícia Civil deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (15) para combater o tráfico de drogas e a disputa por territórios entre facções criminosas em São Sepé. Cinco pessoas foram presas.
A Operação Eclipse cumpriu quatro mandado de busca e apreensão nos bairros Santos, Lili e Área Industrial. A ação policial teve origem em uma investigação sobre uma tentativa de homicídio ocorrida neste mês, em razão de disputas por territórios para venda de drogas.
Na ação policial, os agentes prenderam três homens e duas mulheres, a maioria jovens, por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte de munição de uso restrito, associação criminosa e corrupção de menores.
Os três homens presos têm antecedentes policiais por crimes graves, como homicídios e assaltos, além de tráfico de drogas. As duas jovens presas não tinham registro policial.
OS PRESOS
- Homem de 25 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, receptação e ameaça (sete vezes)
- Homem de 39 anos, com antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, furto qualificado (cinco vezes) e ameaça
- Homem de 40 anos, com antecedentes por homicídio, tráfico de drogas (duas vezes), associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo, assalto (duas vezes) e ameaça
- Duas mulheres, ambas com 20 anos, sem antecedentes criminais
Drogas, armas e munições

Nas residências dos suspeitos, a Polícia Civil apreendeu duas pistolas 9mm, carregadores, munições, crack e cocaína, além de itens como uma algema, celulares e uma balança de precisão. Um veículo Ônix também foi apreendido pelos policiais.
A delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de Polícia de São Sepé, coordenou a operação, que contou com apoio de três delegacias de Santa Maria. Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Sepé.
Guerra do tráfico chega às pequenas cidades
A guerra do tráfico há tempos deixou de ser um fenômeno nas grandes cidades, como Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana, para se espalhar pelo interior, incluindo pequenos municípios.
Com 21,2 mil habitantes, São Sepé, município da Região Central que fica a uma hora de Santa Maria, tem população equivalente ao Bairro Camobi.
Nos últimos anos, a Polícia Civil e a Brigada Militar têm realizado prisões resultantes da disputa entre traficantes locais por territórios.
Em outubro do ano passado, durante júri popular de quatro integrantes de uma facção acusados de assassinato em Restinga Sêca, cidade da Quarta Colônia, o promotor Francisco Lauensetein, destacou que o Rio Grande do Sul “vive um segundo momento de interiorização das faccções”.
“No primeiro momento, há cerca de 10 anos, as organizações criminosas mais antigas se estabeleceram em rincões longínquos do Estado. Há tempo, novas organizações estão ‘invadindo’ verdadeiros feudos, estabelecendo verdadeira guerra pelo domínio do território, trazendo morte, terror e tristeza”, assinalou.
Em agosto do ano passado, em outro júri envolvendo facções, desta vez em Santiago, promotores também alertaram para a migração de facções da Região Metropolitana para o interior.
“O mandante estava preso em Porto Alegre e de lá ordenou as execuções em razão de disputa de território, buscando o domínio do tráfico de drogas naquele bairro”, comentou a promotora Silvia Inês Miron Jappe.
(Com informações da Polícia Civil e do MPRS)