Coligação PT-União Brasil pretende fazer reuniões nos bairros para recolher sugestões para programa a ser apresentado ainda em julho
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
O deputado estadual e ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT), pré-candidato à Prefeitura de Santa Maria, e seu vice, o também ex-prefeito José Haidar Farret (União Brasil), abriram na noite dessa segunda-feira (18) as discussões sobre a elaboração do plano de governo, que, segundo eles, deve ser bastante participativa.
Petistas e aliados do União Brasil, PC do B, PV, PSD e Rede lotaram o auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), para explicar como funcionará o programa participativo.
Depois de discursos dos pré-candidatos, Valdeci explicou que o Plano de Governo Participativo terá sete eixos divididos em pelo menos 29 subtemas. São eles:
- Saúde
- Desenvolvimento, Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Educação
- Meio Ambiente
- Cultura, Turismo e Inovação
- Segurança, Esporte e Lazer
- Inclusão Social e Diversidade
Coligação quer fazer mais de 70 reuniões nos bairros
Dentro de cada um desses eixos, estão os subgrupos, como, por exemplo, a questão dos direitos dos animais, incluído no tema Meio Ambiente. Também haverá propostas específicas para a crise ambiental.
“Em cada grande encontro que faremos em Santa Maria serão definidas as coordenações para cada eixo. Em julho, a gente quer apresentar uma síntese dessa discussão”, adiantou Valdeci, destacando que a coligação quer ter um diagnóstico bem definido do que a cidade quer dos seus próximos governantes.
Os encontros começarão em 3 de abril, às 19h, no CTG Estância do Jarau, no Bairro Pinheiro Machado. Valdeci explicou que a escolha do Parque Pinheiro Machado (essa era o nome antigo do bairro) se deve ao fato de o local ser “o maior parque residencial da América Latina”.
Os encontros serão realizados às segundas-feiras e quartas-feiras, em princípio. No entanto, poderão ocorrer em outros dias da semana, conforme a agenda de deputado na Assembleia Legislativa.
Serão mais de 70 reuniões em bairros de Santa Maria para que se tenha uma radiografia completa da cidade, principalmente das regiões periféricas. Além das reuniões presenciais, a coligação criou outros canais para a população participar da elaboração do plano de governo.