Suspeita de maus-tratos não está descartada, mas, segundo delegada, só necropsia poderá informar causa do óbito
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A Delegacia de Polícia da Criança e de Proteção à Criança (DPCA) abriu inquérito para apurar a causa da morte de um menino de um ano de idade, ocorrida nesse domingo (24), no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O bebê foi levado pela mãe até o Husm com diarreia e febre alta por volta das 17h.
De acordo com a delegada Luiza Souza, titular da DPCA, a mãe contou que há dois dias a criança apresentou um quadro de febre e diarréia.
A mulher, de 39 anos, levou o filho ao Husm para essa primeira consulta e recebeu a orientação médica para tratar a criança com antitérmico e, em caso de piora do quadro, ela deveria levá-lo para novo atendimento.
Há um mês, criança sofreu queda
A delegada relatou ao Paralelo 29 que em 18 de fevereiro deste ano o bebê havia sido levado ao mesmo hospital, onde foi diagnosticado traumatismo craniano leve, resultante de uma queda.
Na ocasião, a mãe, contou que o menino estava sob os cuidados de outra pessoa quando teria caído. A partir desse episódio, o Conselho Tutelar passou a acompanhar o caso.
“Foi instaurado inquérito policial e vamos aguardar a necropsia. Até este momento, não há nada que indique que a morte tenha decorrido de algum fato criminal”, ressalta a delegada.