Paralelo 29

Anita troca o PP pelo Podemos e partido perde metade da bancada eleita em 2020

Foto: AICVSM, Divulgação

Progressistas caiu de quatro para dois vereadores em Santa Maria

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

A vereadora Anita Costa Beber anunciou nesta terça-feira (26) que está deixando o Progressistas (PP) para se filiar no Podemos a convite do vereador Tony Oliveira. Na semana passada, o PP perdeu a vereadora Roberta Leitão e o primeiro suplente Zaloar Soares.

O PP, que elegeu quatro vereadores em 2020, a maior da atual legislatura, passa por um processo de desidratação em Santa Maria, reduzindo pela metade a sua representação na Câmara de Vereadores.

“Eu recebi um convite do meu colega Tony Oliveira e aceitei. Estou indo para o Podemos”, confirmou a vereadora, que fez discurso na tribuna da Casa para anunciar a troca de sigla.

Quinto mandato

A parlamentar de 76 anos está em seu quinto mandato como vereadora. Ela se elegeu para o primeiro mandato em 1996 para a legislatura 1997-2000 pelo PPB, antigo no do PP.

Nessas cinco legislaturas, em uma ela assumiu como suplente. Anita teve uma breve passagem pelo extinto PR (Partido da República), antes de retornar ao PP.

Anita, que havia pensado em deixar a política, disse ao Paralelo 29 que decidiu concorrer a mais um mandato. O Podemos não elegeu vereador em 2020, mas criou sua bancada com o ingresso de Tony Oliveira, em 2022. Eleito pelo extinto PSL, Tony é pré-candidato à Prefeitura.

Desidratação do PP

Anita e Tony se abraçam após vereadora anunciar sua filiação ao Podemos/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

A redução parlamentar do PP na Câmara de Santa Maria nesta legislatura repete um fenômeno que ocorreu com a sigla na legislatura passada, quando apenas dois parlamentares se elegeram pela legenda.

Nos anos 90, o PP (na época com outros nomes, como PPR e PPB) chegou a ter uma bancada com oito vereadores na Câmara de Santa Maria. Entre o final dos anos 70 e o final dos anos 90, Santa Maria foi um reduto da vertente ideológica que hoje está na base de formação do PP.

O Paralelo 29 não conseguiu contato com o presidente do PP/Santa Maria, vereador Pablo Pacheco, para comentar a saída de parlamentares da sigla. O espaço está aberto para ele.

Vereadora Roberta Leitão confirma ingresso no PL e será a nova presidente da sigla em Santa Maria

Janela para troca de sigla

Até o dia 5 de abril, vereadores poderão trocar de partido sem riscos de perda de mandato. É a chamada janela partidária aberta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também é chamada de “janela da traição”. Outros vereadores poderão deixar seus partidos, entre eles Tubias Calil, atualmente no MDB.

A saída de Tubias é dada como certa desde que a executiva municipal divulgou nota convidando o vereador a deixar o MDB. Tubias deverá se filiar ao PL.

Já o vereador Rudys Rodrigues disse que, em princípio, continuará no MDB. Rudys disse ao Paralelo 29 que recebeu convites de diversos partidos e contou que teve uma conversa com a executiva.

Rudys condicionou sua permanência no MDB a uma candidatura própria do partido para a Prefeitura. Nesta quarta-feira (26), o MDB deverá oficializar a pré-candidatura do secretário estadual de Desenvolvimento Social e deputado estadual licenciado Beto Fantinel.

O vereador Danclar Rossato (PSB), que esteve muito perto de ir para o Podemos, decidiu ficar. Ele foi à tribuna e disse que permanecerá no PSB, partido do qual é vice-presidente.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn