Progressistas perdeu três dos quatro vereadores eleitos em 2020; Coronel Vargas anunciou transferência para o PL, que amplia bancada e caminha para ser a maior
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
O vereador João Ricardo Vargas, Coronel Vargas, confirmou nesta quinta-feira (28) sua saída do Progressistas (PP) e o seu ingresso no Partido Liberal (PL). Dos quatro parlamentares eleitos em 2020, o PP fica com apenas um. Já o PL, que não tinha nenhuma cadeira, passa a ter duas.
Vereador de terceiro mandato, Coronel Vargas começou a trajetória na Câmara de Santa Maria pelo PSDB. Na legislatura passada, ele se filiou no PP.
Bolsonaro deverá abonar ficha de filiação ao PL de vereadora de Santa Maria
As baixas progressistas
A primeira baixa na bancada do PP foi com a saída de Roberta Leitão (PP), que assumiu a presidência do PL em Santa Maria. Depois, foi a vez de Anita Costa Beber, filiada histórica do PP, migrar para o Podemos.
Coronel Vargas, o terceiro a sair, também aproveitou a janela de transferências partidárias, que vai até o próximo dia 5 de abril.
Em dezembro do ano passado, em sua participação no podcast Estação 29 (confira abaixo), o vereador comentou as articulações para as eleições e chegou a afirmar que o PP teria candidato a prefeito.
Roberta Leitão pode assumir PL em Santa Maria; decisão sai nesta segunda
PL poderá ter a maior bancada
Até a próxima semana, o PL espera conquistar mais dois vereadores: Tubias Calil, que está deixando o MDB, e Getúlio Jorge de Vargas, o Delegado Getúlio, atualmente no Republicanos.
Com as filiações de Tubias e Delegado Getúlio, o PL passará a ser a maior bancada da Câmara de Santa Maria, com quatro cadeiras, mesmo número que o agora desidratado PP elegeu em 2020.
“Confirmada a filiação do Vargas para compor conosco, esse timaço de prefeituráveis que temos, e adianto que o Tubias Calil está vindo também”, disse Roberta Leitão, confirmando as negociações para o ingresso de Getúlio.
Direção do PL é destituída e sucessão municipal pode ter primeira baixa em Santa Maria
Delegado Getúlio poderá ser o próximo
A filiação do vereador do Republicanos passa por uma articulação estadual, já que ele é ligado ao deputado federal Ubiratan Sanderson (PL).
Todos os três vereadores já contabilizados pelo PL e, possivelmente, Delegado Getúlio, são apontados como potenciais pré-candidatos à Prefeitura.
VÍDEO: Suplente presa em 8 de janeiro assume como vereadora em São Martinho da Serra
Desidratação do PP
O PP, agora, está no grupo das menores bancadas do Legislativo municipal, ao lado do PC do B. do PDT e do União Brasil. E fica menor que PSB (2 vereadores), Republicanos (por enquanto, com 2) Podemos (2), PT (3), PSDB (3) e MDB (por enquanto, com 3).
A perda de três vereadores nos últimos dias caiu como uma bomba no PP. Dirigentes do partido realizaram reuniões para avaliar o impacto das baixas. A representação do PP na Câmara de Santa Maria é a menor na história do partido, que chegou a ter oito vereadores nos anos 90.
Ex-presidente do PP na cidade e responsável pelo crescimento do partido, que passou de de duas para quatro cadeiras na última eleição, Mauro Bakof acredita que uma das razões para a saída de vereadores se deve ao fato de o partido tem fortes concorrentes neste ano, entre eles os ex-vereador Sergio Cechin.
O Paralelo 29 enviou mensagem para o presidente do PP, Pablo Pacheco, o único que restou da bancada eleita em 2020, mas ele ainda não retornou. O espaço está aberto para a manifestação do dirigente.