Paralelo 29

PODCAST: “Teve uma pessoa que desejou que eu morresse”, diz Valdir Oliveira, vereador que sobreviveu à covid

Arte/Estação 29

No podcast Estação 29, petista falou sobre sua atividade como radialista e político, e sobre os 118 dias em que esteve hospitalizado por conta do coronavírus

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Vereador em segundo mandado pelo PT em Santa Maria, o radialista Valdir Oliveira é um sobrevivente da covid-19, doença que tirou a vida de mais de 700 mil brasileiros. Passou 118 dias internado, 72 em coma.

Valdir se infectou com o coronavírus em fevereiro de 2021, época em que a vacinação contra a doença ainda não estava disponível para a sua faixa de idade.

Na internação de mais de 3 meses e meio, enfrentou uma batalha cotidiana de vida e morte. Foi intubado, teve diversas intercorrências, complicações e passou por mais de um procedimento cirúrgico.

PODCAST: Câmara “tinha mais civilidade” no debate político, diz vereadora Helen Cabral

Família, amigos e médicos: o suporte

Ao seu lado, a esposa Fabiana Ercolani de Oliveira, que é enfermeira, filhos, irmãos, amigos e companheiros de partido, além da equipe médica e de enfermagem deram o suporte para que ele enfrentasse a doença que estava matando milhares de brasileiros.

No podcast, Valdir fez uma revelação surpreendente: nem todos torceram pela sua recuperação. Sem citar nomes, o petista contou que soube de pessoas que desejaram que ele morresse.

“Quando eu estava no hospital, fiquei sabendo que pessoas, lá dentro da Câmara, disseram: Olha! Tomara que esse cara morra, que ele não volte mais para a Câmara”, contou, evitando nomes e detalhes que pudessem identificar essas pessoas, que seriam de um campo ideológico oposto ao seu.

Em outro trecho do podcast, em que abordou a polarização ideológica dentro da Câmara de Vereadores, ele voltou a mencionar o fato de que “uma pessoa” desejou que ele morresse. No entanto, mais uma vez evitou identificar quem teria tido esse comportamento.

“Quem falou isso, sabe que é ela”, concluiu Valdir, afirmando que não irá ficar “remoendo” e que em seu coração não tem lugar para “ódio e mágoa”.

A hospitalização resultou em um livro – “118 dias de resistência à covid” – no qual ele conta, em detalhes, sua história de luta contra a covid-19.

PODCAST: “Dormi na Gare, trabalhei na rua e apanhei”, conta Rudys, empresário da noite e vereador

A voz do Rancho do Tio Pipico

No podcast, Valdir Oliveira também falou da sua trajetória no rádio, onde apresenta o programa Rancho do Tio Pipico, na Rádio Imembui. Defensor da música gaúcha regional, Valdir diz que não mistura política partidária com a sua atividade profissional.

Na entrevista, Valdir Oliveira também fala sobre política, avalia erros e acertos do PT e aborda a relação com outros vereadores na atual legislatura.

PODCAST: “O governo nos rapou o cofre”, diz ex-reitor da UFSM Paulo Burmann sobre cortes

Em 1992, concorreu pelo PMDB, e enfrentou irmão nas urnas

O parlamentar, aliás, nem sempre foi do PT. Um fato curioso na sua carreira política ocorreu em 1992, quando concorreu a vereador em uma mesma eleição em que seu irmão, Valdeci Oliveira (hoje deputado estadual do PT), buscava a primeira reeleição na Câmara de Santa Maria. E Valdir concorreu pelo PMDB.

O Estação 29 tem José Mauro Batista e Rodrigo Dias como entrevistadores. O podcast é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Films, loja de acessórios e produtos automitvos. O episódio está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn