ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
No mundo corporativo, pode-se identificar uma série de perfis profissionais. Observa-se que alguns profissionais são destacados quando agem como proprietários, mesmo ocupando cargos e funções subordinadas aos sócios ou cotistas.
Às vezes, são realizadas análises sobre os profissionais que poderiam ter suas próprias empresas como empreendedores ou empresários. Entretanto, preferem continuar como executivos empreendedores.
São personagens destacadas e, muitas vezes, são transformados em figuras notáveis. Conseguem combinar a visão audaciosa do empreendedorismo com a disciplina, a estratégia e a gestão empresarial.
São agentes transformadores, capazes de impulsionarem as empresas e entidades nos seus desempenhos participando nos turbulentos mercados, com destreza e coragem.
Um executivo empreendedor não se contenta em seguir as orientações básicas adequadas às suas funções. Ele busca a criatividade, a inovação, desafiando o pensamento convencional e visando soluções para ameaças das variáveis incontroláveis.
Ao invés de esperar por mudanças, ele as provoca, antecipando tendências e adaptando-se rapidamente às demandas dos consumidores.
Além disso, um executivo empreendedor incorpora uma mentalidade do risco calculado. Ele reconhece que o “Sucesso” vem antes do “Trabalho” somente no Dicionário.
Ele compreende que o sucesso muitas vezes requer tomar decisões ousadas e enfrentar as possibilidades de falha. No entanto, ao invés de recuar diante do desconhecido, ele realiza diagnóstico para enfrentar o desafio, aprendendo em cada revés e transformando obstáculos em oportunidades de desenvolvimento.
A capacidade de liderança é uma característica fundamental do executivo empreendedor. Ele inspira a equipe com uma visão convincente, cultivando o clima organizacional onde a inovação floresce e o potencial de cada integrante é plenamente alcançado.
Utilizando abordagem colaborativa, encoraja a busca da inovação, permitindo que a organização se mantenha na vanguarda no setor onde atua.
Convém salientar que um dos aspectos mais destacados do executivo empreendedor é a sua habilidade de equilibrar a visão empreendedora com uma sólida compreensão dos princípios da gestão científica: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Ele entende a importância de estabelecer metas claras, desenvolver estratégias eficazes e monitorar o desempenho organizacional, utilizando-se inclusive da Inteligência Artificial ( IA).
Ao mesmo tempo, ele mantém mente aberta e diálogo com a equipe buscando a melhoria contínua e a inovação, impulsionando o crescimento sustentável.
Os executivos empreendedores personificam a síntese entre o espirito empreendedor e as habilidade de gestão. São visionários pragmáticos , líderes inspiradores e agentes de mudanças, contribuindo para um futuro melhor para a economia global e a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Tenho identificado nos meus relacionamentos pessoais, acadêmicos e profissionais, muitos executivos empreendedores que estão contribuindo para dias melhores para todos. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso