Desde esta segunda-feira (12), os seis candidatos a prefeito de Santa Maria têm novo tempo (confira abaixo) por bloco no horário eleitoral no rádio e na televisão. A Justiça Eleitoral deferiu as seis candidatura à prefeitura: Evandro de Barros Behr (Coligação “A Santa Maria que queremos, a cidade que merecemos!”); Jader Maretoli (Coligação “Avança Santa Maria”); Jorge Pozzobom (Coligação”Em frente, Santa Maria!”); Luciano Guerra (Coligação “Você na prefeitura!”); Marcelo Bisogno (Coligação “Um novo caminho para Santa Maria”); e Sergio Cechin (Coligação “Santa Maria agora sim”).
Entretanto, a Justiça Eleitoral excluiu o Partido Verde (PV) da aliança de Marcelo Bisogno. A análise do registro das candidaturas é de responsabilidade da 135ª Zona Eleitoral. Na decisão, o juiz Rafael Pagnon Cunha justificou que o PV “não se encontra vigente à época da realização de sua convenção”. Já o presidente do PV na cidade, Luiz Figueiredo, ficou sabendo da decisão por meio do Paralelo 29. Ele disse que consultou a direção estadual da sigla e que fora informado que o CNPJ está em dia. Nesta terça-feira (13), a direção local vai verificar a situação.
Diante do indeferimento do PV, o juiz da 41ª Zona Eleitoral, Regis Bertolini, responsável pela propaganda, determinou nova distribuição do tempo na propaganda eleitoral. A coligação de Bisogno, que tinha inicialmente 1 minuto e 33 segundos por bloco, perdeu 4 segundos. Por outro lado, a maioria das outras alianças ganhou um segundo a mais para angariar votos.
Propaganda no rádio e na TV começa nesta sexta-feira
As inserções para vereador também sofreram alterações no horário eleitoral. A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) do Podemos em relação às candidaturas à Câmara de Vereadores. Presidente da Sigla em Santa Maria, Marco Vieira disse que a nominata dever ter sido indeferida pelo fato de os registros dos candidatos terem sido feitos ligados à coligação de Cechin devido a divergências internas. No entanto, o Podemos, oficialmente, faz parte da aliança de Pozzobom na cidade. Na majoritária, o tempo da sigla é computado na coligação do atual prefeito e não foi alterado.
Com o indeferimento das candidaturas do Podemos ao Legislativo, 17 (confira abaixo) partidos e não mais 18 apresentaram concorrentes à Câmara. Progressistas e petistas foram os mais beneficiados com a nova distribuição, ganhando preciosos segundos para seus concorrentes aparecerem nas inserções.
Horário eleitoral estreia sem 3 candidatos a prefeito
Na decisão, o juiz eleitoral observou que, em caso de não houver tempo hábil, para as adequações no primeiro dia, o espaço deve ser preenchido com propaganda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Novo tempo por bloco de cada coligação na propaganda *
- Coligação “A Santa Maria que queremos, a cidade que merecemos!” (Cidadania e DC) – 19 segundos
- Coligação “Avança Santa Maria” (Republicanos e PSC) – 53 segundos
- Coligação “Em frente, Santa Maria!” (PSDB, PSL, DEM, PTB, PTC e Podemos) – 2 minutos e 45 segundos
- Coligação “Você na prefeitura!” (PT e PSD) – 1 minutos e 50 segundos
- Coligação “Um novo caminho para Santa Maria” (PDT, PSB, PCdoB e Rede) – 1 minuto e 29 segundos
- Coligação “Santa Maria agora sim” (Progressistas, MDB, PRTB, Patriota, Pros, PL, Avante e Solidariedade) – 2 minutos e 42 segundos
*As coligações estão por ordem alfabética dos candidatos a prefeito
Novo tempo total diário das inserções a vereador*
- Republicanos – 1 minuto e 50 segundos
- Solidariedade – 53 segundos
- PDT – 1 minuto e 43 segundos
- PT – 3 minutos e 10 segundos
- PTB – 43 segundos
- MDB – 2 minutos e 3 segundos
- PSL – 3 minutos e 3 segundos
- PL – 2 minutos
- Cidadania – 36 segundos
- DEM – 1 minuto e 46 segundos
- PSB – 1 minuto e 56 segundos
- PSDB – 1 minuto e 46 segundos
- PSol – 43 segundos
- PSD – 2 minutos e 6 segundos
- PCdoB – 43 segundos
- Avante – 33 segundos
- Progressistas – 2 minutos e 17 segundos
*Os partidos estão na ordem divulgada pela Justiça Eleitoral com a nova distribuição do tempo