A lista dos mesários que atuarão em Santa Maria e o vídeo de treinamento para atuar nas eleições de 2020 estão disponíveis nos sites do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de outras orientações. O primeiro turno ocorrerá no dia 15 de novembro, e o segundo, no dia 29.
Horário para votar será ampliado nas eleições
Em Santa Maria, há duas zonas eleitorais, a 41ª e a 135, e mais de mil mesários irão atuar nas eleições. A maioria das seções terá quatro integrantes: presidente de mesa, 1º mesário, 2º mesário e secretário. No site do TRE, os interessados podem consultar nome, função e zona eleitoral. Confira a lista com os todos os nomes dos convocados para trabalhar no pleito do mês que vem.
Deputado apoia candidato de coligação adversária e TRE lança canal para denúncia de fake news
Além de Santa Maria, a 41ª e a 135 ª zonas eleitorais organizam as eleições em Silveira Martins e São Martinho da Serra, e em Itaara, respectivamente. Confira a lista dos mesários convocados para Silveira, Itaara e São Martinho.
TSE divulga vídeo de treinamento a mesários
Devido à pandemia, a eleição foi adiada de outubro para novembro. Também em virtude da Covid-19, os cuidados serão redobrados para segurança dos eleitores e dos mesários. Por exemplo, o acesso às seções será permitido com o uso de máscaras.
Os mesários também cumprirão uma série de recomendações. Os Tribunais Regionais Eleitorais, por exemplo, se julgarem necessário, poderão definir turnos ou outra forma de rotação para o trabalho dos mesários, desde que, todo o tempo, permaneçam, no mínimo, três mesários em cada seção eleitoral.
Máscara deverá ser usada todo tempo de votação
Para proteção dos mesários, a Justiça Eleitoral fornecerá máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas; protetor facial (face shields); álcool em gel de uso individual para higienização das mãos; álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras); e objetos, como canetas, para a seção eleitoral.
A máscara deverá ser usada desde o momento em que o mesário sair de casa até a sua volta. Nos locais de votação, o protetor facial deverá ser usado durante todo o tempo em que o colaborador estiver nos locais de votação. Recomenda-se ainda que seja feita a troca da máscara a cada quatro horas.
Seções serão higienizadas e demarcadas
Deverá ser estabelecido o distanciamento mínimo de um metro entre mesários e eleitores, espaço que deverá ser demarcado, preferencialmente com o uso de fitas adesivas no chão.
A higienização das mãos pelos mesários deverá ser realizada várias vezes durante o dia da votação: antes e depois de tirar a máscara e/ou o protetor facial; ao chegar e sair da seção eleitoral; antes e depois de se alimentar; depois de ir ao banheiro; e depois de tocar em documentos e/ou em objetos dos eleitores (caso necessário). (Com informações da assessoria do TSE)