Paralelo 29

Rede de esgoto no Bairro Juscelino Kubitschek terá 18 quilômetros e mais de dois mil ramais

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Corsan apresenta detalhes de obras que começarão na segunda-feira

Começa na segunda-feira (22) a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário para moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, na zona Oeste de Santa Maria, um investimento de R$ 22 milhões com previsão de uma rede de esgoto com 18 quilômetros.

O projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário foi apresentado na noite de sexta-feira (19) por uma equipe da Corsan a representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Segundo a Corsan, o projeto prevê a construção de 2.071 ramais prediais para dscarte do esgoto residencial na rede da companhia para tratamento e a devida destinação.

A previsão é que a obra esteja concluída em outubro do ano que vem, conforme explicações na reunião que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Floriano Rocha. Representanes dos moradores tiraram suas dúvidas quanto à ligação do esgoto que sai das casas até a rua, onde ficará a rede que será construída.

O gestor de relações institucionais da Corsan na Região Central, João Corim, explicou que, pelo projeto, a obra não terá mais as caixas de inspeção na calçada, que serão substituídas por um equipamento chamado de til, que reduz danos às vias durante a instalação dos canos.

“Esse projeto também prevê que a rede seja feita no meio-fio e não mais no meio da rua, o que irá causar bem menos transtorno no trânsito e no asfalto”, explicou Corim.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) ressaltou a importância dos imóveis estarem ligados à rede quando a obra estiver pronta.

“Essa importante obra de esgotamento sanitário, além de ser investimento em infraestrutura, é um investimento na saúde de todos que aqui residem”, disse o prefeito.

COMO SERÁ A OBRA

A implantação da rede coletora de esgoto no bairro Juscelino Kubiteshck começaRÁ pela Rua Iara Martins Coelho e deve passar por cerca de 60 trechos, beneficiando 8,2 mil moradores do bairro. A ordem de início da obra será assinada na Praça Helvio Jobim, às 13h30min.

Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.

Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

Os serviços serão executados pela Construtora Central do Brasil S.A., de Goiás, empresa terceirizada pela Corsan.

(Com informações da assessoria de imprensa da Corsan e da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn