Iniciativa ocorrerá em 1° de setembro com a presença do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos
GABRIEL MARQUES – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
A 2ª Maratona de Santa Maria já tem data para ocorrer. A grande prova será realizada em 1º de setembro, primeiro domingo do mês, e repetirá os percursos do ano anterior, com os trajetos de 5 km, 10 km, 21 km, e os tradicionais 42 km. Para 2024, a expectativa é duplicar o número de inscritos, chegando a 3 mil corredores.
NAa sexta-feira (19), a Secretaria de Esporte e Lazer se reuniu com representantes dos órgãos de segurança e assessorias esportivas e de saúde para alinhar os detalhes desta edição. A previsão é de que as inscrições para a prova abram até o fim do mês de maio.
Uma das grandes novidades para este ano será a vinda do maratonista, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas (2004) e bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele estará na cidade para uma palestra no dia anterior à prova, 31 de agosto, e também estará presente para a largada e entrega de medalhas da maratona.
MELHORIAS
Conforme o secretário da pasta, Gilvan Ribeiro, a maratona foi um sonho realizado, sendo um dos fatores que levou ao crescimento da prática de corrida de rua no Município. Para este ano, o objetivo é aperfeiçoar e tornar o evento ainda maior.
“A cada 10 comentários que recebemos, somente um era negativo. E nós vamos buscar a perfeição, seja a partir da avaliação dos corredores, seja através de uma análise própria da secretaria. Em 2023, encerramos as inscrições da maratona dois meses antes, com 1,5 mil participantes, porque precisávamos entender como tudo funcionaria. A partir desta experiência, esse ano faremos uma maratona de proporções e estruturas ainda maiores”.
Com o aumento no número de corredores, a Maratona de Santa Maria deve se consolidar como o segundo maior evento de corrida de rua do Estado, apenas ficando atrás da Maratona de Porto Alegre.
O vice-prefeito Rodrigo Decimo esteve presente na reunião de trabalho e comentou que a Maratona de Santa Maria já deixou um legado, sendo um compromisso da gestão se superar a cada edição.
PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO
Cada corredor receberá medalha pela participação na prova, enquanto que os primeiros colocados da meia maratona e da maratona receberão premiação em dinheiro que varia entre R$ 500 e R$ 6 mil.
Ainda conforme Ribeiro, a segunda edição da maratona terá apoio da Confederação Brasileira de Atletismo, o que poderá gerar novas oportunidades aos corredores.
Por meio dessa parceria, o resultado oficial da prova será homologado na World Athletics, o que permitirá ao corredor participar de maratonas renomadas mundialmente, como a de Boston, nos Estados Unidos da América. Além disso, haverá controle anti-doping, sistema de arbitragem e aferição oficial do trajeto.
PERCURSO
O trajeto deverá passar por alterações, principalmente em suas extremidades, nas regiões Leste e Oeste. A organização estuda mudanças em Camobi, sem entrar no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e no Bairro Boi Morto, sem entrar no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM).
O trajeto final da maratona deve ser divulgado nos próximos meses. Assim como na edição anterior, a maratona de 2024 deve contar com seis ambulâncias, 30 viaturas e 45 motos para balizamento e acompanhamento dos corredores.