CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA
Em 26 de abril de 1986 um acontecimento marcaria muito a forma como as Grandes Potências tratavam a chamada “Guerra Nuclear” naqueles dias. Um acidente catastrófico mudou os rumos da história , acabou com a União Soviética e o Capitalismo dominou de vez tudo e todos.
Mas a ameaça nuclear não acabou. Muito pelo contrário, concretizou-se como a maior ameaça de Guerra entre qualquer nação a qualquer momento.
Face a isso, estamos vivendo um período de verdadeiro medo de expansão das guerras que estão dominando nosso momento atual.
Mas o que de fato aconteceu naquela usina nuclear há exatos 38 anos? Documentários e filmes já foram realizados mostrando que acima de tudo o erro humano está como principal responsável, mascarando a verdade dos fatos e a incompetência de um Governo fechado na mentira de uma política exclusiva de interesse praticamente ditatorial.
Para entender o que aconteceu é necessário entender como funcionava o regime comunista na época, e, que depois do acontecido apareceu como sucateado, velho, incompetente e cheio de falhas.
Com o capitalismo e a mudança nas comunicações foi preciso e urgente se modernizar para poder “mentir” de forma mais apropriada.
Chernobyl foi uma incompetência humana de fato, egoísta e egocêntrica e um pouco desses fatos a melhor série é a que foi lançada em 2019, a minissérie CHERNOBYL, que tem um elenco extremamente competente, uma direção séria e um roteiro muito bem elaborado.
A história conduzida de forma primorosa, tira estrelismos e modismos, nos transportando para o ano de 1986, numa excelente reconstituição de época, sem os falsos glamoures hollywoodianos, tanto que o elenco é em sua maioria inglês e europeu.
A intenção era ser o mais fiel possível aos fatos e, no final, relata o que aconteceu com cada um dos personagens reais que se destacam na trama.
A minissérie em 5 capítulos, muito bem feita. Vale ver e rever sempre, principalmente quando o tema volta, e nos dá uma dimensão de uma catástrofe nuclear, diante da incompetência e arrogância política.
Pois mostra o que a ganância humana, ostentação que aprisiona um povo sem informações, sem conhecimento, baseado no que o governo quer ou não que seja divulgado, e como isso pode ser extremamente perigoso. O tema é mais atual do que nunca. CHERNOBYL, disponível no streaming MAX, confira!