MAIQUEL ROSAURO – Site claudemirpereira.com.br*
Partido considera que não é possível fazer aliança com o União Brasil
O PSOL terá candidato (ou candidata) à Prefeitura de Santa Maria nas eleições de outubro. A decisão foi tomada pela legenda na noite de sexta-feira (26), em reunião realizada na Sede II do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região.
Por unanimidade, a sigla rejeitou apoiar a pré-candidatura de Valdeci Oliveira (PT) e José Haidar Farret (UB) ao Poder Executivo.
A legenda ainda não definiu quem será seu representante à Prefeitura. Entre seus filiados no município, a ex-candidata à Câmara Alice Carvalho e o influenciador digital Luiz Henrique Oliveira – Barbudinho são os nomes mais conhecidos.
Porém, Alice é uma natural concorrente ao Parlamento e o papel de Barbudinho na campanha ainda é uma incógnita.
Foco no transporte público
Enquanto o nome do pré-candidato a prefeito é analisado internamente, o partido planeja uma série de encontros para construir um programa de governo. O primeiro tema em pauta será o transporte público, com foco na implementação da tarifa zero.
“Várias cidades estão implementando, mostrando que é viável e melhor para os passageiros. Hoje, a Prefeitura investe muito subsídio, o transporte só piora e fica mais caro. É necessário mudar essa lógica”, explica o presidente municipal do PSOL, Alidio da Luz.
Aversão ao UB
O que afasta o PSOL da chapa Valdeci/Farret é a presença do União Brasil. As lideranças da legenda consideram que o UB possui raízes antagônicas com os ideais da esquerda.
“O União Brasil, conhecido por suas posições de extrema-direita e por ser um dos pilares do bolsonarismo, é incompatível com as bandeiras e objetivos do PSOL”, diz nota divulgada pela agremiação.
O UB é um partido de centro-direita que nasceu da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). A legenda, hoje possui, ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é aliada dos petistas no Congresso, embora a relação nem sempre seja amena.
Em Santa Maria, o UB sofreu uma intervenção da direção estadual e hoje sua Executiva Municipal é liderada por Marcelo Bisogno, ex-PDT.
Porém, o partido também é a casa do presidente da Câmara, Manoel Badke – Maneco, único político em todo o município que faz críticas públicas a José Haidar Farret. Além disso, Maneco tem atuado nos bastidores para afastar o UB do PT.
Debates quentes
Independentemente de quem for o escolhido do PSOL para concorrer à Prefeitura, a escolha do partido já possui um vencedor: o eleitor de Santa Maria. Historicamente, os candidatos a prefeito da legenda não têm receio de tocar em temas sensíveis, elevando o nível dos debates.
A agremiação já apresentou três candidatos à Administração Municipal. Em 2008, Sandra Feltrin fez 10.360 votos à Prefeitura. Tiago Aires, em 2012, registrou 2.959 votos. Em 2016, Alcir Martins recebeu 1.224 votos ao Executivo.
O pleito de 2020 foi o primeiro, desde 2008, que o PSOL não apresentou um nome à Prefeitura. A surpresa, porém, foram os 3.371 votos conquistados por Alice Carvalho à Câmara, sendo a candidata mais votada ao Legislativo naquele pleito, mas insuficiente para conquistar a vaga no Parlamento, já que a sigla não ultrapassou o quociente eleitoral.
(*Material cedido ao Paralelo 29 conforme parceria entre os sites)