Paralelo 29

ENCHENTE: Rompimentos de fibra afetam internet e outros serviços em Santa Maria

Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Conectividade das principais provedoras de internet e telefonia móvel foram afetadas pelo volume histórico de chuvas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação (SITI), informa sobre a situação dos serviços de telecomunicações em Santa Maria.

A conectividade do Município foi afetada pelo volume histórico de chuvas e seus impactos nas rodovias do Estado e Região Central.

Rompimentos de fibra foram constatados na RSC-287, principal rota de transmissão de dados entre Santa Maria e Porto Alegre, o que ocasionou a instabilidade (lentidão) e indisponibilidade de sinal nos serviços de algumas provedoras de internet e telefonia móvel no Município.

“Pedimos a compreensão de todos neste momento e garantimos que estamos trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. Tem equipes de todas as operadoras na rua, na estrada, tentando subir as fibras afetadas para que as telecomunicações do Município permaneçam disponíveis”, explica o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene.

TELEFONIA MÓVEL

Em virtude das adversidades climáticas, que afetam a disponibilidade de sinal de telefonia móvel, foi liberado o roaming entre as operadoras.

Isso significa que uma operadora pode hospedar temporariamente outra. No entanto, se muitos celulares estiverem em uma única ERB (Estação Rádio Base), o que pode ocasionar falhas em ligações via celular. É o que explica o secretário

“O roaming  é o compartilhamento da rede. Exemplo: a Vivo está funcionando, e se a Claro não funcionar, a Vivo vai hospedar a Claro temporariamente. Isso mantém a disponibilidade, mas aumenta a instabilidade, porque pode ter muitos celulares numa determinada ERB e esta ERB não funcionar”, explica Sanchotene.

FIBRA ÓPTICA

O Município possui, atualmente, 4 saídas de fibra óptica que conduz a internet de distribuidoras de link e outras operadoras, das quais somente uma está em pleno funcionamento.

Esta fibra está instalada adjacente à linha férrea, e se desloca ao longo dos trilhos em direção à Argentina e à Porto Alegre.

Uma fibra aérea, que transporta dados de Santa Maria até Porto Alegre, está com funcionamento parcial após ter sido rompida em virtude da queda da ponte sobre o Arroio Grande na RSC-287, no distrito de Palma.

TRIDÍGITOS

Esta mesma queda da ponte afetou a fibra da Oi, que vai de Santa Maria a Porto Alegre, e está fora de serviço no momento.

Essa fibra atendia o número 153, do Ciosp, e outros tridígitos, como o 190, 193, 191. A partir do roaming, todas as operadoras precisam estar em comunicação com a Oi para que os tridígitos funcionem corretamente.

No entanto, algumas operadoras não estão conseguindo se comunicar com a Oi, o que pode ocasionar instabilidade ou eventual indisponibilidade para acionar os números de emergência. Confira ao final do texto todos os contatos alternativos para acionar as forças de segurança em caso de emergência.

“Se uma operadora tentar ligar para o 153 e essa operadora não está com uma comunicação com a Oi, não vai funcionar o 153. Então todas as operadoras de telefonia têm que estar conversando entre si e muitas não estão conseguindo, por questões técnicas agravadas pela situação das chuvas. Quando é operadora para operadora está funcionando normal porque está em uma rede da própria operadora”, explica o titular da pasta.

ESTADO DE ALERTA

Na tarde de quinta-feira (2), houve uma reunião da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com todas as operadoras do Rio Grande do Sul. Existe a possibilidade de um apagão, pois há apenas uma fibra ainda funcionando.

“Há uma possibilidade grande de parar as telecomunicações se os rompimentos continuarem. Neste momento, a rota de fibra que acompanha os trilhos ainda é a mais segura. No entanto, a fibra está a um metro abaixo das margens dos trilhos e, com o risco de alagamentos e deslizamentos, está suscetível a rompimento”, complementa o secretário.

EM CASO DE EMERGÊNCIA, LIGUE OU MANDE MENSAGEM

As forças de segurança estão prontas para atender possíveis ocorrências. Se precisar de ajuda, entre em contato por ligação ou mensagem de WhatsApp por meio dos números:

•  Ciosp | 153, (55) 99217-8122 (WhatsApp), (55) 99167-4728 (WhatsApp), (55) 99167-8452 (WhatsApp), e (55) 3174-1552
* Defesa Civil | (55) 3174-1552 (ramal 2) e (55) 99110-7940 (WhatsApp)
* Corpo de Bombeiros | 193, e (55) 98454-5968 (WhatsApp)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn